Coimbra  16 de Março de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

APCC promove iniciativas para celebrar o Dia Nacional da Paralisia Cerebral

18 de Outubro 2022 Jornal Campeão: APCC promove iniciativas para celebrar o Dia Nacional da Paralisia Cerebral

Dia 20 de Outubro é o Dia Nacional da Paralisia Cerebral e vai ser também um dia de portas abertas na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), com profissionais, utentes e voluntários disponíveis para dar a conhecer os diferentes serviços da organização.

A iniciativa decorrerá no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, no Vale das Flores, e é dirigida a toda a comunidade: famílias, escolas, instituições, parceiros e todas as pessoas que pretendam ficar por dentro do trabalho da Associação na habilitação e integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades e outras em situação de desvantagem.

O Dia Aberto da APCC terá início pelas 10h00, com as boas-vindas aos primeiros visitantes, e prolongar-se-á até às 18h30. Ao longo de todo esse período, será possível estar envolvido na dinâmica habitual das áreas que funcionam no próprio Centro de Reabilitação, mas também saber mais sobre as que são desenvolvidas na Quinta da Conraria e nas unidades residenciais.

 Mas não é só: em permanência, será ainda possível comprar frescos produzidos no sector da agricultura, experimentar os jogos ampliados da Oficina do Brinquedo ou brincar na Ludoteca, bem como assistir a um conjunto de conteúdos multimédia. Entre as 10h15 e as 15h00, decorrerão oficinas das áreas da música, teatro, artes plásticas e desporto, que permitirão aos visitantes uma verdadeira imersão no importante trabalho de promoção da participação em termos sociais.

Para a APCC, o envolvimento da comunidade nesta iniciativa é de particular importância, no sentido de apenas em conjunto ser possível caminhar para uma sociedade mais aberta e inclusiva, com mais oportunidades e igualdade efetiva para as pessoas com deficiência.

O Dia Aberto será a segunda iniciativa que a APCC levará a cabo no mês de Outubro, com o objectivo de chamar a atenção para a importância da afirmação da identidade e do direito à participação das pessoas com paralisia cerebral. A primeira, que arrancou no dia 6 deste mês (coincidindo com o Dia Mundial da Paralisia Cerebral), consistiu na colocação de vários cartazes em diferentes pontos da cidade de Coimbra, com o mote ‘Estamos aqui’ e protagonizados por pessoas com paralisia cerebral exercendo diferentes direitos de cidadania.