O ciclo “Conversar é o melhor Remédio” prossegue, amanhã (15), às 18h00, no Exploratório de Coimbra, onde o oftalmologista Rui Proença responderá a uma pergunta que cada vez mais pessoas colocam: como corrigir a miopia?
“Conversar é o melhor Remédio” é um programa de conversas informais com médicos de diferentes especialidades e é desenvolvido em parceria com o Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra. Todos os terceiros sábados do mês, um médico da instituição de saúde vai ao Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática da Saúde ou da Medicina.
Este programa desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019, 2020 e 2021 mas teve o cancelamento de algumas sessões entre 2020 e 2021 devido à pandemia. Este ano foi retomado e está a decorrer no Exploratório desde Fevereiro.
Rui Proença é médico oftalmologista no Centro Cirúrgico de Coimbra e tem como principais áreas de interesse a cirurgia refractiva e da catarata, mas também o transplante de córnea ou a patologia tumoral. Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Rui Proença está ainda na equipa do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Relativamente ao tema desta sessão estima-se que, em 2050, mais de metade da população mundial venha a sofrer de miopia. A somar a este dado está o facto de cada vez mais jovens serem afectados pela doença e há necessidade premente de intervir em termos de saúde pública.
Segundo Rui Proença, “em apenas alguns segundos, a cirurgia refractiva pode acabar com o uso de óculos ou lentes de contacto” e para lá chegar “há um percurso a fazer e que, obrigatoriamente, deve começar por uma correcta avaliação”. Mas “a garantia de sucesso para correcção da miopia, astigmatismo e hipermetropia começa assim”, assegura o especialista.
A sessão, no Exploratório, tem entrada livre.