A Casa das Artes Bissaya Barreto, em Coimbra, recebe nos dias 14 e 15 de Outubro o ciclo “As Guitarras Não Têm Saudade”.
No dia 14, sexta-feira, às 21h30, sobe a palco Heather Leigh. O trabalho da cantora e compositora tem levado a pedal steel guitar para “espaços pouco explorados pelo instrumento, mais conhecido pelo seu papel na música country”. A actuação integra também a 20.ª edição do Festival Jazz ao Centro.
No dia seguinte (15) é a vez de acolher Filho da Mãe, personagem musical a solo de Rui Carvalho, que vem apresentar o seu novo trabalho, “Terra Dormente”. Este é o sexto álbum do guitarrista que se descreve como arqueólogo tornado músico, que “escava a incerteza em busca de inspiração”.
Alexandre Lemos, programador cultural da Fundação, considera que “o ciclo traz um dos melhores guitarristas portugueses desta geração, com a estreia do seu novo disco, possivelmente o mais complexo trabalho do Filho da Mãe, e apresenta uma guitarrista americana muito especial. A Heather Leigh é um nome maior da Pedal Steel Guitar, uma forma de guitarra que poucas vezes temos oportunidade de ouvir”.
O responsável releva a parceria com o Festival Jazz ao Centro “que possibilita trazer a Heather e é também a nossa forma de abraçarmos um dos mais importantes eventos que no campo das artes, e da música em particular, Coimbra tem tido a sorte de ter nas duas últimas décadas”.
Os bilhetes podem ser adquiridos através da ticketline ou na bilheteira da Casa das Artes e têm um custo de 10 euros.