Coimbra  12 de Março de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

XI Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas decorre em Coimbra

12 de Outubro 2022 Jornal Campeão: XI Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas decorre em Coimbra

A União das Mutualidades Portuguesas vai promover, no dia 25, entre as 9h00 e as 12h30, na Casa da Mutualidade, d’A Previdência Portuguesa, em Coimbra, o XI Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas.

“Agenda 2030: + investimento, + inovação, + emprego” – é o tema central da ordem de trabalhos deste encontro que reúne os dirigentes das mutualidades de Norte a Sul do país, e que contará com a participação do secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos.

“Trata-se de um tema estratégico para o desenvolvimento das mutualidades. É importante ficar a conhecer a programação do próximo quadro comunitário de apoio para permitir às organizações estabelecer metas e estratégias”, considera Luís Alberto Silva, presidente da União das Mutualidades Portuguesas.

Com maior detalhe e, tendo em conta o grande desafio da inovação social, será aprofundada, pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a Agenda para o Impacto 2030.

Em foco, estarão ainda as várias medidas do Instituto de Emprego e Formação Profissional de apoio à contratação de recursos humanos pelas organizações do sector social.

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) é uma entidade de cúpula das associações mutualistas portuguesas e ocupa a vice-presidência da União Mundial das Mutualidades, em representação da Europa.

As mutualidades congregam mais de um milhão de associados e concedem benefícios complementares de segurança social, saúde e protecção social, entre outros, a mais de 2,5 milhões de portugueses.

As associações mutualistas são responsáveis por um VAB (Valor Acrescentado Bruto) de 388 milhões de euros (Conta Satélite da Economia Social, 216, INE).

 

Programa

9h30 – Abertura

– António Martins de Oliveira, p do Conselho de Administração d´A Previdência

Portuguesa

– Luís Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas

– Ana Cortez Vaz, vereadora da Educação e Acção Social da Câmara Municipal de Coimbra

– Gabriel Bastos, secretário de Estado da Segurança Social

10h00 – Agenda Portugal 2030

– Apresentação Portugal 2030

Amélia Silva, Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

– Agenda para o Impacto 2030

Alexandra Neves, Representante da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social na Região Centro – Medidas de Apoio ao Emprego

Alberto Costa, Delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional

José Ambrósio, Técnico Superior do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

Moderação: Jorge Brandão, Vogal Executivo Centro 2020 (CCDRC)

12h30 – Encerramento