A sessão “Impacto da Doença Mental na Família / Cuidadores Informais” realiza-se na sexta-feira, dia 14, pelas 10h30, no Auditório da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.
Inserida no ciclo de sessões de Promoção da Saúde Mental / Prevenção da Doença Mental, esta que é a 5.ª sessão pretende abordar, numa primeira fase, quais os défices mais significativos que a pessoa portadora de doença mental por norma, apresenta; qual o impacto que estes défices têm no seu dia-a-dia; e quais são as características que definem o tipo de tratamento que necessitam e que se reflectem nos cuidados a ser ministrados pelos cuidadores.
Na segunda fase da apresentação falar-se-á das problemáticas com que as famílias se debatem, os estados emocionais que estes cuidadores apresentam e que se podem definir como o “Síndrome do Cuidador” e, por fim, quais as melhores estratégias para lidar com todo este processo de cuidar, de forma a minimizar e até mesmo superar aquilo a que se pode apelidar de “Burnout” – esgotamento – do cuidador.
Esta iniciativa decorre do protocolo assinado em Fevereiro deste ano entre a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras – Unidade de Saúde de Condeixa-a-Nova (Projecto Samaritano), no âmbito de uma candidatura da IPSS ao Programa BPI Sénior – Fundação La Caixa.
As sessões são gratuitas, mas é necessária inscrição que pode ser feita através dos contactos 239790902 / 968428165, pelo email asocial@jfsao.pt ou presencialmente.