Coimbra  17 de Setembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município da Lousã atribui Medalhas de Mérito nas comemorações do 5 de Outubro

6 de Outubro 2022 Jornal Campeão: Município da Lousã atribui Medalhas de Mérito nas comemorações do 5 de Outubro

O Município da Lousã celebrou o 5 de Outubro, dia em que se comemorou os 112 anos da República Portuguesa, com a atribuição de Medalhas de Mérito a várias instituições.

Durante a cerimónia Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal, justificou a atribuição das distinções: ao Agrupamento de Escolas da Lousã que “ao longo de 55 anos de ensino público na Lousã tem proporcionado um contexto favorável a uma boa formação a milhares de crianças e jovens, bem como a Associação para a Defesa do Idoso e da Criança de Vila (ADIC), a Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras (ARCSG) e o Centro Paroquial e de Solidariedade Social de Serpins (CPSSS), que praticam diariamente a solidariedade, com expressão particular nas crianças e idosos, personificam esses 2 pilares”.

Fundada em 1987, a ADIC conta, actualmente, com 44 trabalhadores e as seguintes valências: centro de dia, apoio domiciliário, estrutura residencial para idosos, jardim-de-infância e cantina social.

Ao longo de 40 anos de actividade, a ARCSG tem contribuído nas áreas social e cultural, com respostas ao nível da infância, juventude, vida adulta e da terceira idade, contando actualmente com as seguintes valências: centro de dia, apoio domiciliário, cantina social, actividades de animação e de apoio à família e ainda, Grupo Cantigas dos Traquinas, Iniciação Musical, Orquestra Ligeira da Associação R.C.S das Gândaras, Grupo de Cantares das Gândaras, Cabeçudos e Banda Jovem “4 Winds”.

O CPSSS foi fundado em 1981 para dar resposta às necessidades sociais ao nível da infância e da terceira idade e conta hoje com o centro de dia, apoio domiciliário, creche, actividades de animação e de apoio à família, centro de actividades de tempos livres e cantina social.

O Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL) foi criado em 2003-2004. Actualmente é constituído por nove estabelecimentos de ensino abrangendo os níveis pré-escolar até ao 12.º ano, incluindo ensino profissional, e conta com 1963 alunos, 199 professores, 14 assistentes técnicos e 116 assistentes operacionais.