A Universidade de Coimbra (UC) vai recebe, no dia 7, o seminário comemorativo do Dia Internacional das Meninas e Raparigas “O papel da Academia na Saúde, Educação Sexual Compreensiva e Direitos Humanos”.
O evento, organizado em parceria com a Associação P&D Factor, decorre a partir das 9h30, no Anfiteatro do Laboratório Chímico [Museu da Ciência], reunindo especialistas de todo o mundo lusófono.
A sessão de abertura do evento vai contar com as intervenções da presidente da Associação P&D Factor, Graça Campinos Poças, da vice-presidente do Instituto Camões, Cristina Moniz, da coordenadora do congresso e membro do Conselho Geral da UC, Anabela Mota Pinto, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.
O programa do seminário contempla várias conferências dedicadas aos temas da discriminação, violência sexual e educação sexual, com a participação de nomes de relevo na área como Catarina Furtado, embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Mónica Ferro, directora do escritório em Genebra do UNFPA, e Paulo Nossa, docente da Faculdade de Letras da UC e coordenador do congresso.
A segunda parte do seminário será dedicada ao tema da saúde e direitos humanos no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com a participação de conferencistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe
A sessão de encerramento do seminário “O papel da Academia na Saúde, Educação Sexual Compreensiva e Direitos Humanos”, pelas 18h15, fica a cargo de Paulo Nossa e do vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva.
O seminário vai ser transmitido em directo através do canal de Youtube da Universidade de Coimbra. As inscrições para assistir presencialmente são limitadas, necessitando de inscrição previa.