A exposição “Chegar ao Cume do Evereste”, Arte Digital by Afonso Crisanto está patente no Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz de 5 a 30 de Outubro, na Sala Zé Penicheiro.
A arte digital é uma técnica que ao longo dos anos tem vindo a ganhar terreno no panorama artístico, nas galerias e nos seus apreciadores, e que utiliza a tecnologia como meio para dar forma à criação artística do ser humano.
Afonso Crisanto é o artista que, através de software, transpõe para o “ecrã branco” as suas criações e, nesta exposição, dá a conhecer um conjunto de trabalhos, realizados entre 2020 e 2022, que narram a história de uma mulher que tem como objectivo chegar ao cume do Evereste. Apesar do cinzento e preto dominarem, esta é uma história contada a várias cores, com imagens repletas de uma luz intensa.
De salientar que Afonso Crisanto tem 18 anos, é natural de Lavos, concelho da Figueira da Foz, autodidata no que à arte digital diz respeito e frequenta o 2.º ano da Licenciatura em Fisioterapia. Gosta de desenhar desde que se lembra de si mesmo e o papel, o lápis e as canetas sempre foram seus grandes amigos e daí tudo ter dado lugar a uma mesa de desenho ligada ao computador.
Esta exposição, que leva o público a descobrir, a desbravar e a sentir a arte digital by Afonso Crisanto é de entrada livre e pode ser visitada de segunda a quinta-feira das 9h00 às 23h00; às sextas-feiras das 9h00 às 24h00; aos sábados e feriados das 10h00 às 24h00 e aos domingos das 10h00 às 19h00.