Coimbra  17 de Setembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

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Águas de Coimbra inicia contactos para alargamento a Condeixa-a-Nova e Mealhada

1 de Outubro 2022 Jornal Campeão: Águas de Coimbra inicia contactos para alargamento a Condeixa-a-Nova e Mealhada

O Conselho de Administração da Águas de Coimbra: Filipe Carrito, José Alfeu (presidente) e Helena Simão

 

A empresa Águas de Coimbra iniciou contactos com os municípios vizinhos de Condeixa-a-Nova e Mealhada para estudar a possibilidade de uma empresa intermunicipal.

“Iniciámos contactos com a Câmara de Condeixa-a-Nova e com a Câmara da Mealhada para analisarmos e estudarmos a possibilidade de uma empresa de âmbito mais alargado”, afirmou o presidente da Águas de Coimbra, Alfeu Sá Marques, que falava, este sábado, numa conferência de Imprensa no âmbito do Dia Nacional da Água.

De acordo com o responsável, as primeiras reuniões começaram há cerca de dois meses, salientando que, no actual contexto, as empresas municipais têm dificuldades em concorrer a fundos comunitários com as empresas multimunicipais a terem vantagem nesse campo.

“São realidades distintas [dos três municípios], são situações distintas e terá de haver um período alargado de transição, mas este é um grande objectivo da Águas de Coimbra”, defendeu.

Na conferência de Imprensa da empresa municipal de Coimbra foram apresentadas medidas para combater o desperdício e a diminuição das perdas reais de água no sistema de abastecimento.

O presidente da Águas de Coimbra reafirmou o objectivo de alcançar 15% de perdas em três anos, estando de momento a registar um valor de 19% de volume de água não facturada.

Sectorização das zonas de medição e controlo, reabilitação de condutas e colectores e o alargamento a todo o concelho da telemetria até 2025 são algumas das medidas avançadas pela entidade para diminuir as perdas, referiu.

Campanha para combater o desperdício

A empresa municipal Águas de Coimbra apela à colaboração de todos para que reportem qualquer fuga de água que observem na via pública, contribuindo para que seja rapidamente resolvida.

Para esse efeito, para além da linha verde da Águas de Coimbra, que está sempre disponível (800 202 354) e é chamada gratuita, a empresa municipal vai disponibilizar uma linha WhatApp com o contacto 915 037 799, que funcionará exclusivamente para esse fim e para a qual será simples e rápido o cidadãos enviar foto e localização da rotura que identificou.