O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) promove, no próximo Sábado (1), às 17h00, o recital “Entre Portugal e França – Obras para piano” executado por Inês Filipe, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França e em comemoração do Dia Mundial da Música. Neste recital serão apresentadas obras do compositor francês Claude Debussy bem como um conjunto de composições de autores portugueses que nele se inspiraram.
Este espectáculo assinala a estreia absoluta de uma obra composta por Gustavo Gonçalves para interpretação de Inês Filipe e será uma viagem ao repertório musical erudito para piano dos séculos XX e XIX.
Inês Filipe, vencedora de inúmeros prémios em concursos de piano nacionais e internacionais, destacando-se o “Prémio Antena2” do SIPO Internacional Piano Festival, avaliado por um painel de jurados, que contou com a presença de Boris Berman, Luiz de Moura Castro, Josep Colom e Paul Badura-skoda. Apresenta-se, regularmente, em recitais como solista, contando já com performances em inúmeros países, tais como Espanha, Inglaterra, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Tailândia, Panamá e Costa Rica. O interesse pela música moderna e contemporânea portuguesa faz com que desempenhe um papel activo na divulgação da mesma, contando já com várias estreias de obras de compositores portugueses.