Realiza-se amanhã, pelas 11h00, a apresentação pública do programa completo do 37º World Cultural Council Award Ceremony (WCC), que a Universidade de Coimbra vai receber de 29 a 30 de Novembro de 2022 e serão anunciados os laureados dos prémios Albert Einstein, José Vasconcelos e Leonardo da Vinci, atribuídos pelo Conselho Cultural Mundial, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra.
É a primeira vez que uma universidade portuguesa recebe a cerimónia de entrega de prémios, que já foi organizada por instituições como o Massachusetts Institute of Technology, a Universidade de Oxford ou a Universidade de Princeton e será também a primeira ocasião em que os três galardões vão ser atribuídos no mesmo evento.
Os prémios Mundial de Ciência Albert Einstein, Mundial de Educação José Vasconcelos e o Mundial de Artes Leonardo da Vinci foram concedidos, desde 1984, a dezenas de cientistas, educadores e artistas que alcançaram conquistas marcantes nos seus campos de acção e têm trabalhado para promover a tolerância, paz e conhecimento para o bem-estar da humanidade e do meio ambiente.
Na última edição, em 2019, o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci foi concedido ao produtor de cinema Paulo Branco, o primeiro português a ser laureado pelo Conselho Cultural Mundial.
Na cerimónia deste ano, o Conselho Cultural Mundial – uma organização internacional sem fins lucrativos, composta por académicos, cientistas e dirigentes universitários de todo o mundo – vai também distinguir jovens investigadores da UC que tenham desenvolvido trabalhos notáveis nas áreas da ciência, educação e das artes. Os seus nomes também serão anunciados esta terça-feira.
O anúncio do programa completo da 37ª World Cultural Council Award Ceremony e dos nomes dos vencedores dos prémios vai ser feito numa sessão com as intervenções do vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, do Director Executivo do WCC, Esteban Meszaros, do vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.