Coimbra  21 de Junho de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra aprova projecto para requalificação da Rua de Moçambique

14 de Setembro 2022 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra aprova projecto para requalificação da Rua de Moçambique

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou o projecto de execução para a requalificação da Rua de Moçambique, no Bairro Norton de Matos. A obra prevê a implementação de medidas de acalmia de tráfego e a reformulação das infra-estruturas do subsolo, acompanhando assim a intervenção da Águas de Coimbra, que vai requalificar as infra-estruturas de drenagem e abastecimento de água. A estimativa orçamental da intervenção camarária é de 934 mil euros (mais IVA à taxa legal em vigor).
A CM Coimbra pretende criar um ambiente mais calmo e atractivo naquela rua. Assim, e aproveitando a intervenção nas infra-estruturas de drenagem a abastecimento de água pela Águas de Coimbra, que implicará a abertura de grandes valas, a autarquia vai também avançar para a requalificação das restantes infra-estruturas de electricidade e telecomunicações. Neste sentido, também serão reformuladas as redes eléctricas de baixa tensão e de iluminação pública, com substituição das colunas e das luminárias em vapor de sódio por luminárias em LED.
O projecto de execução prevê medidas de acalmia do trânsito rodoviária, através da criação de uma zona de velocidade máxima de 30 quilómetros por hora, como forma de potenciar o desenvolvimento de actividades quotidianas. Os trabalhos a efectuar incluem a colocação de duas passadeiras sobreelevadas como elemento redutor de velocidade e a reconfiguração dos passeios para dimensões que permitam o conforto e segurança dos peões, reduzindo a faixa de rodagem para as medidas regulamentares, eliminando dentro dos possíveis, situações de perigo.
Com vista a garantir que os passeios se mantenham sobreelevados relativamente à faixa de rodagem está prevista a abertura de caixa, colocação de lancis e repavimentação. Prevê-se, igualmente, a plantação de 27 árvores nas zonas libertas de infra-estruturas. A estimativa orçamental da intervenção camarária é de 934.085 euros (mais IVA), à qual acresce, ainda, o investimento da empresa municipal.