A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) apresentou, ontem (8), na pastelaria Briosa, no Largo da Portagem, mais uma iniciativa para promover a Baixa da cidade de Coimbra.
Trata-se do “1.º Encontro – Ingleses do Centro” que vai decorrer no domingo (11), das 10h00 às 15h30, entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio, na Baixa de Coimbra. É um encontro de carros clássicos e pré-clássicos de marcas inglesas como, por exemplo, Jaguar, MG, Triumph, Land Rover, Ford, Austin-Healey e Austin Morris, entre outras. Ao todo, vão ser 40 viaturas.
De acordo com a APBC, para além de ser uma oportunidade de apreciar os automóveis e de conversar com os seus proprietários, a ideia é também atrair o público à Baixa da cidade.
Mais visitantes este Verão
Assunção Ataíde, presidente da APBC, afirmou que o número de visitantes à Baixa aumentou este Verão, com especial enfoque no mês de Agosto – que afirma ter sido “único”.
“Eu acho que foi um Agosto único. Normalmente Agosto era um mês em que se passavam muito poucas actividades em Coimbra. Tanto a Câmara Municipal de Coimbra, como a APBC, como a Junta de Freguesia tiveram essa preocupação, e por isso houve uma série de programas que atraíram muita gente ao centro da cidade”, disse a responsável da APBC. “Foi mesmo um mês com muitas actividades”, reforçou.
Sobre os factores que levaram ao aumento do número de visitantes na Baixa da cidade, Assunção Ataíde referiu que uma das causas se deve ao período pós-pandemia e à grande vontade das pessoas de sair. Outro dos factores reside na conjugação de esforços das entidades. “A própria União de Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu), a própria Câmara, nós – APBC –, com uma série de estruturas, tínhamos vontade de ter eventos e ter actividades para cativar as pessoas na rua”, acrescentou. “Foi um Verão até muito bom”, reafirmou.
Assunção Ataíde referiu ainda que este aumento do número de visitantes se reflectiu também do ponto de vista comercial na Baixa. A presidente adiantou que uma das prioridades da APBC passa por atrair até o “turista da própria cidade”.
Segundo a dirigente da Associação, “também temos de pensar de acordo com as nossas possibilidades e se a APBC atrair os próprios cidadãos de Coimbra à Baixa, ao seu centro urbano, dou-me por muito satisfeita. E tenho tido a consciência de que temos conseguido. Não só triplicámos como quase quadruplicámos o número de associados”, explicou.