A Câmara Municipal de Coimbra integra na sua oferta turística quatro visitas guiadas programadas para o mês de Setembro.
O património natural da cidade, os amores de Pedro e Inês, Miguel Torga e a cervejaria artesanal fazem parte dos itinerários que permitem conhecer o património edificado, natural e imaterial da cidade. A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, do e-mail roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt, ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, sita na rua Pedro Monteiro.
Estas visitas temáticas são dirigidas ao público em geral, acolhendo um mínimo de seis e um máximo de 25 participantes, com excepção da visita à cervejaria artesanal, com um número máximo de 20 pessoas.
Programação completa de Setembro:
Dia 1 Setembro | 15h00 | Era uma vez … Pedro e Inês
Visita guiada aos espaços evocativos dos amores de Pedro e Inês, cujo tema histórico se manteve vivo no imaginário colectivo, ao longo de séculos, através da sua lenda. A Quinta das Lágrimas, cenário dos amores proibidos do príncipe D. Pedro e de D. Inês de Castro, inspirou Luís Vaz de Camões na obra maior da literatura portuguesa, “Os Lusíadas”, perpectuando no tempo os encontros e desencontros deste lendário amor. Episódio ímpar da história de Portugal que melhor define o sentimento português, traduzido na palavra Saudade, e que tantos autores inspirou nas diferentes áreas artísticas, como seja: a literatura, a música, a escultura, a pintura, a arquitetura, entre outros.
Com esta visita guiada, Coimbra mostra-se uma vez mais como lugar central na história de Portugal ao perpectuar o lendário amor e o seu romantismo, envolvendo o visitante num dos mais belos episódios de amor da história universal, potenciando e valorizando desta forma alguns dos mais emblemáticos lugares desta cidade.
Esta visita é gratuita sendo o ponto de encontro na entrada de visitantes na Quinta das Lágrimas (Rua José Vilarinho Raposo).
Dia 6 Setembro | 15h00 | Cervejaria Artesanal
Visita guiada que dá a conhecer a história da cerveja, desde a sua criação, atribuída a Osíris pelos egípcios, até aos nossos dias. Esta visita irá dar a conhecer a história da cerveja, a sua evolução, até à introdução da mesma em Portugal e em particular na cidade de Coimbra, focando aspetos da história e localização de algumas fábricas e marcas que continuam ainda hoje a fazer parte do imaginário conimbricense.
O objectivo da visita é divulgar algumas das marcas icónicas desta produção ancestral, valorizando-as tanto ao nível da sua história e património, como reconhecendo o seu contributo para a valorização de Coimbra como Cidade do Conhecimento e para a sua memória que ainda resiste no Museu da Cerveja.
A visita é gratuita. O ponto de encontro é no Grupo Escultórico “Sob o Signo de Inês” junto à rotunda das Lages.
Dia 20 Setembro | 15h00 | Coimbra n’A Criação do Mundo, de Miguel Torga
Visita guiada a espaços exteriores associados ao percurso estudantil, intelectual e profissional do Poeta transmontano que “se pudesse recomeçar a vida gostaria de ser mais poeta ainda”. Poeta de grande importância para a literatura portuguesa, cuja obra traduz não só a sua rebeldia contra as injustiças e o seu inconformismo perante os abusos de poder, mas também reflete o seu apego à ruralidade e à Terra.
Com esta visita pretende-se desafiar a curiosidade dos turistas para a obra de António Nobre e o seu contributo na afirmação e desenvolvimento da literatura portuguesa, bem como promover o património literário português, com especial enfâse no contributo intelectual que Coimbra tem como centro difusor e produtor de cultura.
Visita gratuita com ponto de encontro na Praça D. Dinis.
Dia 22 de Setembro | 15h00 | Lapa dos Esteios
Visita guiada à Lapa dos Esteios, varanda natural sobre o rio Mondego, de tipologia romântica, organizada em pequenos patamares desnivelados, que acompanham o declive da antiga Quinta das Canas e que nos transporta para o imaginário romântico das celebrações à Primavera, feita por académicos em finais do século XIX. Coimbra, Cidade do Conhecimento, é também, sem dúvida, a Cidade do Romantismo, a que tem mais encanto na hora da despedida, deixando no coração de quem parte o eterno sonho de um dia regressar e de perpetuar, em versos de vivências passadas, mas sempre atuais, a mística de viver esta cidade singular.
A visita pretende preservar, na memória coletiva, a importância de um património único, espaço de memórias e de paixão, que, pela sua história e tradição, permanece vivo na memória nacional, constituindo-se, ao mesmo tempo, como um importante motivo de atração turística.
A visita é gratuita e o ponto de encontro é na entrada da Lapa dos Esteios: GNR- Guarda Fiscal / Quinta das Canas, Lages.