A Câmara Municipal de Penela consignou, na sexta-feira (26), a empreitada de reabilitação de um edifício localizado entre as ruas do Castelo e 25 de Abril. Numa das principais entradas da vila vai, assim, ser criada a “Casa dos Saberes e do Território”, que será “um espaço de dinamização de oferta cultural e turística”, salienta o presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos.
A Câmara vai então reabilitar a denominada “casa Freire Gravador”, popularmente conhecida como “casa da legião”. Localizado numa das principais entradas da vila, este edifício, de 1908 e de estilo art-deco, foi inicialmente destinado a habitação, encontrando-se degradado e devoluto. Agora, a autarquia penelense vai avançar para uma profunda reabilitação do espaço, que pretende que venha a acolher serviços administrativos, tendo ainda as valências de complemento e apoio à oferta cultural e turística do concelho, podendo acolher exposições e ateliers. “A obra vai manter o desenho geral das fachadas, de evidente valor arquitectónico, sendo adaptada a novas dinâmicas que melhor vão servir Penela”, destacou Eduardo Nogueira dos Santos. O autarca salienta que “este renovado edifício será colocado ao serviço dos munícipes e dos visitantes do concelho, potenciando e dignificando o património existente”.
A empreitada foi consignada à empresa Veiga Lopes, S.A., que venceu o concurso público, num investimento superior a 464,783,25 euros, com um prazo de execução estimado de 420 dias. Saliente-se ainda que as alterações necessárias foram criteriosamente estudadas para que o edifício e a sua originalidade não fossem desvirtuados, sendo que a intervenção incidirá na redefinição do espaço interior, na substituição e reforço de elementos estruturais e nas infra-estruturas e acesso para pessoas com mobilidade condicionada, numa área total de construção de 360 m2.