Coimbra  15 de Março de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Os Verdes realizam caminhada na Praia do Cabedelo com apanha de lixo

28 de Agosto 2022 Jornal Campeão: Os Verdes realizam caminhada na Praia do Cabedelo com apanha de lixo

O partido ecologista Os Verdes – Colectivo de Coimbra vai realizar, hoje (28), uma caminhada com apanha de lixo, na Praia do Cabedelo (Figueira da Foz) e na respectiva envolvente. A iniciativa tem início às 9h30. No fim desta acção, de sensivelmente duas horas, realiza-se o habitual piquenique partilhado – com o mote “traz o teu, come de todos” – que para além do convívio, tem permitido abordar a situação ecopolítica e a acção ecologista.
Com esta acção, Os Verdes pretendem alertar a população para a problemática dos resíduos. Por um lado, sensibilizando os cidadãos para evitar a deposição de lixo no espaço público, muito frequente em zonas de grande afluência de pessoas como é o caso das praias e zonas adjacentes. Por outro lado, alertar para a necessidade de reduzir os resíduos a montante, a primeira etapa dos 3R’s, que depende da acção política e das próprias empresas.
A indústria produz demasiados resíduos, nomeadamente de plástico, supérfluos e desnecessários face às necessidades de higiene, sanitárias e de acomodamento dos produtos, meramente por estratégias e acções de marketing de forma a induzir os consumidores a adquirirem determinado bem. Apesar de Os Verdes terem apresentado ao longo dos anos várias iniciativas parlamentares no sentido de reduzir a produção de resíduos a montante, a verdade é que sucessivamente estas acabaram por ser rejeitadas.
A acção, que contará com dirigentes nacionais do partido, insere-se na campanha nacional S.O.S Natureza que está a levar a cabo e que percorrerá o país até ao final de 2022, ano em que Os Verdes celebram 40 anos de Acção Ecologista. A campanha incide sobre várias temáticas em defesa da biodiversidade e dos ecossistemas, contando com um alargado conjunto de acções em diversas vertentes, com vista a multiplicar o esclarecimento e a mobilizar a sociedade para a acção na defesa da Natureza.