O Dia Internacional da Juventude, celebrado na sexta-feira (12), ficou marcado por momentos de partilha entre várias gerações numa viagem ao passado, presente e futuro.
Numa parceria entre os Municípios de Tábua e Arganil e a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (FAJDC) foram desenvolvidas várias actividades de lazer para os jovens dos 12 aos 30 anos que estiveram na Praia da Ronqueira, nomeadamente vólei de praia, insufláveis, slide, tirolesa, kayak e paddle. Da parte da manhã realizaram-se jogos e actividades entre jovens e utentes do Centro Social da Paróquia de Midões – Valência de Mouronho.
As Associações e Grupos de Jovens do Concelho, membros do Conselho Municipal de Juventude de Tábua, foram uma mais-valia na dinamização e operacionalização das actividades, acompanhando e animando os diversos grupos etários de jovens participantes, assim como as Juntas de Freguesia que se associaram a esta celebração.
Ricardo Cruz, presidente da Câmara Municipal, e David Pinto, vereador da Juventude, fizeram acompanhar-se de Catarina Durão, directora regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, de Inês de Castro, presidente da FAJDC, e por António Gouveia, presidente da Junta de Freguesia de Mouronho. O encontro realçou a importância da solidariedade entre gerações para que ocorra o desenvolvimento intergeracional.
Da comemoração deste dia, resultou ainda uma ligação muito positiva entre todos os jovens que estiveram em ambas as margens do Rio Alva. A entrada nas Piscinas Municipais de Tábua foi gratuita para os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, tendo-se realizado uma aula livre de Aquamix, na qual se registou uma grande afluência.