Coimbra  17 de Março de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede e IPDJ estabelecem parceria para capacitação de clubes desportivos

17 de Agosto 2022 Jornal Campeão: Cantanhede e IPDJ estabelecem parceria para capacitação de clubes desportivos

O Município de Cantanhede aprovou, ontem (16), uma proposta de parceria a estabelecer com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para o desenvolvimento do Clube Top. O programa visa o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expectativas dos seus associados e praticantes desportivos, sejam estes de lazer, recreação ou competição.
“Só capacitando as organizações, investindo na formação dos seus recursos humanos, no desenvolvimento e adopção de soluções inovadoras através da identificação, estudo e replicação de boas práticas e do aperfeiçoamento de instrumentos e metodologias adequadas aos desafios e necessidades do sector, poderemos ambicionar um desporto com padrões de qualidade mais exigentes”, justifica o vereador do Desporto, Adérito Machado.
Entre os objectivos específicos desta parceria está a melhoria da gestão dos clubes desportivos, capacitando-os para os desafios da auto-sustentabilidade e conferindo-lhes maior capacidade para reduzir o desperdício, para gerar e captar recursos e para os aplicar de uma forma eficaz, eficiente e efectiva. O Clube Top visa ainda a melhoria do programa desportivo, com actividades e instalações mais ajustadas aos seus atletas e à comunidade onde intervêm; mais adesões e maior envolvimento dos atletas, sócios e colaboradores; maior reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados e maior reconhecimento social na comunidade local.
”A concretização destes pressupostos só é possível com o envolvimento informado e coordenado das diferentes partes interessadas e neste particular, pela estreita ligação ao movimento associativo desportivo de base, os municípios assumem um papel decisivo no cumprimento dos pressupostos que estão na origem do programa”, adianta o autarca.
É intenção do Município apresentar o programa Clube Top às associações e clubes desportivos já em Setembro, aquando da entrega da segunda tranche dos subsídios relativos ao subprograma 1 do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo.