O Convento São Francisco, em Coimbra, acolheu, no dia 31, o primeiro de vários concertos, que se esperam percorrer a Diocese de Coimbra. Cerca de 800 pessoas marcaram presença, provenientes de vários pontos da Diocese de Coimbra e também de outros pontos do país, nomeadamente de Lisboa, Diocese que acolhe de 1 a 6 de Agosto de 2023 a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
“Este é já o milagre da Jornada Mundial da Juventude de 2023”, afirmou o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, numas breves palavras que proferiu no concerto do Coro COD Coimbra.
As cores da JMJ (branco, amarelo, verde e vermelho) pintaram a plateia e o palco do grande auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, e encheram de alegria todos quantos quiseram assinalar o ano que falta para acolher o grande evento cristão dos jovens e para os jovens.
O alinhamento do concerto contou com 15 músicas, interpretadas pelo Coro COD Coimbra, sob a orientação do Padre João Paulo Vaz. Intercaladas por algumas exibições cénicas, a quinta música colocou o foco na Guerra na Ucrânia. “Ubi caritas et amor Deus ibi est” (Onde está a caridade e o amor, Deus aí está) foi o tema dedicado à guerra, acompanhado de uma apresentação pautada por luzes e dança em palco.
Músicas que o cancioneiro guardava há muito tempo ganharam uma nova vida, com os arranjos musicais feitos pela mão do Coro COD Coimbra. “Vida nova” que tem como objectivo ficar nos recursos musicais da Diocese de Coimbra que, dividida em 21 Comités Organizadores Territoriais (COT), prepara a JMJ 2023.
“Existe um sentimento de comunidade, de encontro, de entusiasmo que há-de crescer daqui a um ano”, garantiu Virgílio Antunes. O Bispo de Coimbra, manifestamente feliz pela moldura humana reunida no Convento São Francisco, afirmou que “havemos de ir ao encontro de todos os jovens que há no mundo, apressadamente”.
O encontro com jovens vindos de todo o mundo começa entre 26 a 31 de Julho, nos designados “Dias na Diocese”. “Atreve-te a fazer parte!” é o mote da campanha de angariação de famílias de acolhimento e de voluntários para estes dias, onde o objectivo é acolher jovens e mostrar-lhes o que de melhor temos a nível cultural, religioso, histórico, gastronómico e humano!