Coimbra  16 de Março de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PARTE Summit: Encontro internacional celebra a arte contemporânea em Coimbra

26 de Julho 2022 Jornal Campeão: PARTE Summit: Encontro internacional celebra a arte contemporânea em Coimbra

Um seminário de arte que reúne alguns dos mais reconhecidos curadores internacionais, o lançamento da primeira publicação-guia sobre o Turismo de Arte em Portugal e um concerto d’O Gajo marcam um dos acontecimentos culturais do ano em Coimbra no próximo sábado, 30 de Julho: o PARTE Summit’22, no Convento São Francisco.

Coimbra estará em grande destaque nacional na promoção e internacionalização da arte contemporânea portuguesa, acolhendo no próximo sábado o arranque do projecto PARTE – Portugal Art Encounters, um programa inédito e ambicioso, da empresa Flamingo Circuit, que pretende reforçar a relação da Arte com o Turismo para afirmar o país como um destino de referência no circuito artístico. Este projeto conta com o apoio institucional do Turismo de Portugal, do Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e, nesta edição inaugural, das autarquias de Coimbra e de Loulé.

No âmbito da revisão, em curso, da sua política cultural e das narrativas associadas, a Câmara Municipal de Coimbra pretende assumir o campo da arte contemporânea como uma das áreas-âncora da sua estratégia de intervenção no território, envolvendo os agentes, públicos e independentes, que enformam este ecossistema a nível local e valorizando, potenciando e promovendo os seus projectos e dinâmicas.

Nesse sentido, esses agentes e estruturas estão alinhados com o acolhimento do PARTE Summit em Coimbra, tendo, inclusive, sido criado, por iniciativa da autarquia, um grupo de trabalho eclético e abrangente em torno da arte contemporânea, o qual já teve uma reunião preparatória a 18 de Julho na Casa Municipal da Cultura e integra membros do Centro de Artes Visuais/Encontros de Fotografia, Casa da Esquina, Colégio das Artes, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra/Bienal Anozero, Casa das Artes Bissaya Barreto e Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, pretendendo-se alargar gradualmente este grupo a outras entidades e agentes.

O objectivo central da formação, inédita, deste grupo é a reflexão colectiva, o confronto de visões, a aglutinação de dinâmicas locais e a criação de potências convergentes a nível das acções concretas a desenvolver no campo da arte contemporânea em Coimbra, de modo a inscrevê-la efectivamente na narrativa identitária deste território, a criar uma rede colaborativa de ligações e parcerias que permita alavancar este universo e a dotá-la de instrumentos de difusão e promoção eficazes em escalas mais ambiciosas.

O acolhimento do PARTE Summit em Coimbra inscreve-se nesta linha de actuação, dando uma escala nacional e internacional aos projectos e dinâmicas em curso. O evento realiza-se no Convento São Francisco, entre as 9h30 e as 18h30, propondo um novo formato de reflexão e de partilha de conhecimento, que toma como ponto de partida 12 questões previamente formuladas por alguns dos pensadores mais influentes do meio artístico do panorama internacional, reunidos em Portugal a convite do programa PARTE.

Impulsionado pela arte contemporânea, esta Summit convoca múltiplas esferas da cultura e do saber, pretendendo ainda envolver todas as pessoas com interesse em acompanhar a criação artística na sua relação com a transformação dos territórios e das sociedades.

O PARTE Summit será aberto por José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, contando a sessão também com a presença de Américo Rodrigues, director-geral das Artes, de um representante do Turismo de Portugal e de Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

No dia anterior, a 29 de Julho, acontece em Coimbra o PARTE Circuits, com o grupo de curadores convidados para a Summit a realizar um périplo patrimonial pela Alta e Baixa da cidade e um programa de visitas a exposições previamente sinalizadas numa selecção criteriosa feita pelo prestigiado curador Vicente Todolí: o Centro de Artes Visuais (com a curadora Ana Anacleto), o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra/Sala da Cidade (com a Chefe da Divisão de Museologia, Elisabete Carvalho, e António Albertino, curador da exposição “Luz e Memória”) e o Museu Municipal/Edifício Chiado (com Elisabete Carvalho e João Silvério, curador da Colecção PLMJ).

Os bilhetes para o PARTE Summit, no dia 30, podem ser adquiridos através da página do PARTE Portugal Art Encounters e nas bilheteiras físicas ou online do Convento São Francisco. As sessões serão, na sua maioria, apresentadas em língua inglesa sem tradução simultânea. Alguns conteúdos das apresentações terão informações e legendas em português e inglês.

No final do dia 30, pelas 22h00, na Caixa de Palco do Convento (com entrada livre), a Câmara Municipal convida todos os munícipes para o concerto d’O Gajo, o projeto do músico João Morais que abraça a viola campaniça para, em formato de trio (com os prestigiados Carlos Barretto no contrabaixo e José Salgueiro nas percussões) reinventar o diálogo entre tradição e contemporaneidade.