Coimbra  29 de Outubro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Novos enfermeiros diplomados pela ESEnfC fazem juramento no Convento São Francisco

26 de Julho 2022

Quase três centenas de novos enfermeiros, diplomados pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), fazem, amanhã à tarde, o respectivo juramento, no âmbito das cerimónias de conclusão da licenciatura (2018-2022).

A sessão, com início pelas 14h30 (momento de actuação do grupo de fados Os Gaiatos), realiza-se no Convento São Francisco (Avenida da Guarda Inglesa, em Coimbra), compreendendo as mensagens aos finalistas (pela presidente da Associação de Estudantes, Beatriz Pinto, e pela presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes), a imposição de insígnias e entrega de diplomas (15h10), a “transmissão da luz” e o juramento dos novos enfermeiros (17h10).

Os finalistas de Enfermagem juram desempenhar com competência, dignidade e sentido humanitário os cuidados de Enfermagem, respeitando os princípios éticos e deontológicos da profissão.

A cerimónia termina com a actuação da Tuna Académica Masculina de Enfermagem de Coimbra e da Tuna de Enfermagem de Coimbra.

Além do 1.º ciclo de estudos (licenciatura) em Enfermagem, a ESEnfC oferece, para o ano lectivo de 2022-2023, cinco pós-graduações, nove cursos de mestrado e, pela primeira vez, o doutoramento em Enfermagem (parceria com a Universidade de Coimbra).

Quanto às pós-graduações, a oferta recai sobre Enfermagem Gerontogeriátrica (novo curso), Tratamento de Feridas, Enfermagem do Trabalho, Supervisão Clínica e Gestão de Unidades de Saúde.

Já os cursos de mestrado são nas áreas de “Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”, “Enfermagem Comunitária – Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública”, “Enfermagem Comunitária – Área de Enfermagem de Saúde Familiar”, “Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica”, “Enfermagem – Área de Gestão de Unidades de Cuidados”, “Enfermagem de Reabilitação”, “Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica”, “Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica” (novo curso) e “Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa” (novo curso).