Coimbra  15 de Março de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

DGS e CM de Coimbra assinalam Dia Mundial das Hepatites com rastreios

26 de Julho 2022 Jornal Campeão: DGS e CM de Coimbra assinalam Dia Mundial das Hepatites com rastreios

A Praça 8 de Maio acolheu, esta manhã (26), testes rápidos das hepatites B e C, bem como elastografias para avaliar a saúde do fígado. A iniciativa é da Direcção- Geral da Saúde (DGS), com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), no âmbito do Dia Mundial das Hepatites, celebrado a 28 de Julho, e contou com o presidente da autarquia, José Manuel Silva, que visitou a stand no início da acção.

Nas noites de amanhã e quinta-feira, dias 27 e 28 de Julho, o edifício dos Paços do Concelho de Coimbra vai estar iluminado com a cor amarela, para alertar a população para a importância das hepatites virais enquanto problema de saúde pública.

Comemorado a 28 de Julho, o Dia Mundial das Hepatites tem como principais objectivos divulgar informação e sensibilizar para esta doença. A realização regular de análises ao fígado pretende promover o diagnóstico precoce de doenças como a hepatite crónica, a cirrose e o cancro do fígado, e respectivos tratamentos. As doenças do fígado têm uma natureza silenciosa, sintomas como o desconforto abdominal, febre, mal-estar, fadiga, perda de apetite, urina escura e fezes claras podem manifestar-se num estado avançado.

Embora a hepatite seja uma doença evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável, afecta 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano, o que levou a Organização Mundial de Saúde a assumir o objectivo de erradicar a hepatite B e C até 2030. A Direcção-Geral da Saúde também apelou, em Maio de 2021, para a realização dos testes gratuitos e confidenciais de VIH, hepatites e infeções sexualmente transmissíveis, no âmbito da Semana Europeia do Teste de Primavera 2021, após decréscimo no número de testes realizados à escala global. Em Portugal, segundo os dados Infarmed, foram autorizados, desde 2015 até ao dia 01 de Julho de 2020, 27.239 tratamentos para a hepatite C e iniciados 26.006. A taxa de cura mantém-se nos 97%, com 15.909 doentes curados e 572 não curados.