A Comissão Directiva do Programa Centro 2020 aprovou 33 Projectos de Prova de Conceito, que terão um apoio de quatro milhões de euros de fundos europeus. De forma geral, o valor de cada um dos financiamentos oscila entre os 120 mil euros e os 130 mil euros.
Estes projectos, liderados por Instituições do Sistema Científico e Tecnológico regional, têm como objectivo valorizar o conhecimento já produzido em projectos de investigação, nomeadamente através da produção de protótipos laboratoriais, ensaios ou pré-séries semi-industriais que permitam uma primeira validação desses resultados com o objectivo de serem transferidos para o mercado e de serem explorados, de forma útil, pelas empresas.
A Universidade de Coimbra é a instituição do Sistema Científico e Tecnológico Regional do Centro com mais projectos aprovados (12), seguida pela Universidade de Aveiro (nove) e pela Universidade da Beira Interior e o Instituto Pedro Nunes (com três cada um).
O Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto de Telecomunicações, o Tagusvalley e a Universidade Católica Portuguesa completam a lista de entidades com projectos de Prova de Conceito aprovados.
Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), explica que se trata “de um instrumento novo que permite preencher uma lacuna no conjunto de apoios ao longo da cadeia de inovação e que o Programa Centro 2020 resolveu testar, tendo em vista a sua adopção em maior escala no novo período de programação”.
Este concurso foi desenvolvido no contexto da participação da CCDRC num projecto europeu, o projecto IMPROVE, aprovado no Programa Interreg Europe. A troca de experiências com as regiões parceiras deste projecto europeu foi muito importante para desenhar o instrumento, beneficiando da sua experiência neste tipo de apoios. A qualidade científica e tecnológica das candidaturas apresentadas determinou o reforço da dotação para permitir o financiamento de todas as candidaturas elegíveis e tornou bastante clara a necessidade de continuarmos a apoiar esta tipologia de projectos no próximo período de programação.
O projecto IMPROVE tem como coordenadora a região espanhola da Extremadura e, para além da Região Centro, participam ainda a Região Centro-Vale do Loire (França), a Região da Puglia (Itália), o município de Gabrovo (Bulgária), a Região Noroeste da Roménia, o município de Tartu (Estónia) e a região finlandesa da Lapónia.