Coimbra  12 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil apoia freguesias na limpeza de bermas e vigilância de praias fluviais

21 de Julho 2022 Jornal Campeão: Arganil apoia freguesias na limpeza de bermas e vigilância de praias fluviais

O Município de Arganil celebrou com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho os contratos que visam a comparticipação das despesas com as acções de silvicultura preventiva e a vigilância de banhistas nas praias fluviais do concelho.
O valor total da verba atribuído pela autarquia é de aproximadamente 90 mil euros, dos quais 67 mil euros se destinam a apoiar os trabalhos de manutenção das faixas de gestão de combustível, numa área de intervenção de 400 quilómetros. Estas acções de limpeza das bermas contribuem para a prevenção de incêndios florestais e para a garantia de condições de circulação rodoviária seguras.
Da verba global, cerca de 22 mil euros têm em vista a comparticipar dos serviços para vigilância e assistência a banhistas pelos nadadores-salvadores presentes nas praias fluviais de Pomares, Côja, Cascalheira (Secarias), Benfeita e Piódão.
As verbas atribuídas ganham uma relevância acrescida no Verão, altura em que as temperaturas e o risco de incêndio sobem e a época balnear atinge o seu auge, reconhece o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa. “A comparticipação dos serviços prestados permite, por um lado, contribuir para evitar a deflagração e propagação dos fogos florestais e, por outro, manter os banhistas seguros.
Este é o segundo apoio financeiro que o Município de Arganil concede às autarquias do concelho neste ano de 2022 sob a forma de contratos-programa. Em Maio, foram atribuídos cerca de 170 mil euros para comparticipação de obras e melhoramentos a realizar nas 14 freguesias e uniões de freguesia.