Coimbra  11 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jovens desenvolvem campo de trabalho internacional na Lousã de 18 a 29 de Julho

12 de Julho 2022 Jornal Campeão: Jovens desenvolvem campo de trabalho internacional na Lousã de 18 a 29 de Julho

A Activar – Associação de Cooperação da Lousã vai promover, de 18 a 29 de Julho, um campo de trabalho internacional com a de designação de “Diversidade + na Quinta”. Esta intervirá na Quinta do Caimão, em Vilarinho, numa parceria com a ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, proprietária deste espaço. Ao longo de duas semanas, dezassete jovens oriundos de vários países vão trabalhar em limpezas e melhoramentos diversos na quinta, tais como a recuperação de estábulos, limpeza e pintura de muros, portões e cercas, criação de sinalética, e ainda na criação de um mural artístico na fachada de um dos edifícios. Durante a jornada de trabalho, os voluntários vão também interagir e cooperar com os e as utentes da ARCIL, proporcionando-lhes um alargamento do horizonte cultural e desenvolvendo competências para a inclusão.

Ao promover a diversidade e a inclusão entre os jovens participantes e os utentes da Quinta, o Campo contribui também para a afirmação da Lousã enquanto território inclusivo, a nível internacional.

Os participantes ficam alojados na pousada de juventude da Lousã, onde serão também realizadas algumas actividades de interacção com jovens locais, estendendo o convívio intercultural e a partilha de experiências à comunidade juvenil local. Os jovens lousanenses que queiram integrar a experiência de forma integral, podem inscrever-se junto da Activar, que tem duas vagas cativas para o efeito. O campo é financiado pelo IPDJ e tem o apoio logístico da ARCIL e da Câmara Municipal da Lousã.

A Activar desenvolve este tipo de projectos desde 2006 e muitos têm sido os trabalhos desenvolvidos por jovens de todo o mundo a favor da comunidade. A iniciativa tem apoio público, contudo, cada jovem assume os custos da própria viagem, o que reflecte, por si, o espírito de missão e a motivação para o voluntariado.