 
A Câmara de Coimbra aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, a atribuição de um apoio de 60 mil euros para a manutenção do Prémio Estação Imagem Coimbra 2022, que vai decorrer na cidade pelo quinto ano consecutivo.
O evento, que vai realizar-se entre 13 de Setembro e 6 de Novembro, integra um prémio de fotojornalismo, a atribuição de uma bolsa e exposições, entre outras actividades.
A iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Coimbra e da associação Estação Imagem.
O apoio financeiro à Estação Imagem, agora aprovado, é de 60.000 euros, sendo que, este ano, “o evento contará com o apoio financeiro, no valor de 5.000 euros, da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, que já reconheceu o interesse do evento”, afirma a Câmara, citando a informação técnica dos serviços municipais.
De acordo com o Município de Coimbra, o júri do Prémio é constituído por “personalidades igualmente reconhecidas internacionalmente no meio do fotojornalismo”.
Presidido por David Furst, editor de fotografia internacional do The New York Times, o júri integrará também nomes como Daniel Berehulak, “colaborador regular do The New York Times e reconhecido com dois prémios Pulitzer, entre outras distinções ao longo da sua carreira” e Newsha Tavakolian, que “já trabalhou para a revista Time, The New York Times, Le Figaro e National Geographic, tendo cofundado, em 2011, o colectivo de fotografia feminina Rawiya do qual é membro”.
O Prémio Estação Imagem incluirá cinco exposições de fotojornalismo.
As exposições vão estar patentes, de 13 de Setembro a 6 de Novembro, em espaços emblemáticos da cidade, como a Sala da Cidade, o Edifício Chiado, as galerias Pinho Dinis, na Casa Municipal da Cultura, Pedro Olayo (filho), no Convento São Francisco e no Teatro Académico Gil Vicente.