Coimbra  11 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

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Tendências do E-commerce em Portugal

8 de Julho 2022

O mercado de e-commerce português tem crescido de forma constante nos últimos anos. Não é à toa que as potencias e tendências para 2022 estão a todo o vapor. Desde 2020, quando aconteceu a reinvenção do comércio tradicional, o avanço das vendas online se consolidou. A concorrência neste mercado de e-commerce em Portugal é elevada devido à presença das empresas no mercado. Para além da Amazon, eBay, etc., algumas marcas de comércio, como a Worten, e lojas locais estão a preparar-se para o mercado de e-commerce. Como elas já têm uma presença considerável no mercado físico, estarão a intensificar ainda mais a rivalidade.

E, assim como o e-commerce observou um aumento considerável em 2020, as apostas online também têm visto um crescimento com surgimento de novas casas, como o Ice Casino. E, apesar de não serem exatamente parte do e-commerce, estas apostas online também possuem grande potencial de crescimento.

Quais serão as próximas tendências no e-commerce para Portugal? Como as empresas estarão a buscar mais clientes? Estas são ótimas perguntas para quem gosta de acompanhar o crescimento de negócios.

Serviços de assinaturas

As assinaturas, sejam semanais, mensais ou anuais, criam receita recorrente. E essa é uma tendência que funcionou bem em anos anteriores. Portanto, não é nenhuma surpresa que ela continuará a marcar presença em Portugal.

Oferecer assinaturas permite que os clientes comprem produtos ou serviços regularmente. E, com elas, os comerciantes se beneficiam de receitas e retornos previsíveis. O modelo de assinatura também fortalece a fidelidade do cliente. Isso porque transforma uma única decisão de compra em um fluxo recorrente de receita.

O objetivo das empresas que oferecem assinaturas é captar clientes e mantê-los em seu meio. Por essa razão, elas costumam ofertar possibilidade de fazer pagamentos recorrentes, ao invés de um único pagamento. E, além dos cartões de crédito, elas costumam introduzir também métodos de pagamento mais baratos do que os cartões de crédito.

Comércio rápido

Em muitas cidades em Portugal, e em todo o mundo, é agora possível obter produtos entregues em 10 minutos. Essa velocidade não apenas alimenta a tendência, mas também dá nome ao comércio rápido ou à entrega rápida. Embora tenha começado com a categoria de alimentos, esse comércio agora se espalhou para outras categorias, que incluem farmacêutica e beleza.

Ao aderirem ao comércio rápido, muitas empresas estão agora a oferecer uma ampla gama de produtos, com conceito de logística e entrega rápidos e processos financeiros seguros.

Compras ao vivo

Enquanto muitas pessoas estão a se acostumar a fazer compras online durante a pandemia, elas ainda sentem falta de conselhos na loja. É aí que entram as compras ao vivo. Elas combinam plataformas de média social com vitrines descontraídas e compras por impulso. As compras visuais também são novas. Marcas diretas ao consumidor, fabricantes e empresas apostam nessa tendência.

Para uma abordagem bem-sucedida, a loja precisa trazer uma apresentação ao vivo. Também é necessário trazer configurações que correspondam à linha de produtos, com uma transição perfeita para o checkout. Isso é melhor projetado como um checkout rápido – com a opção de fazer o pedido como convidado sem se registrar.

Comércio por voz

O comércio de voz não é um conceito novo, mas uma tendência quente que está aqui para ficar em 2022. A voz está a se tornar um padrão doméstico. Graças às assistentes virtuais, muitas pessoas já iniciam sua pesquisa de compra com a frase: “Ok Google” ou “Alexa.”

Os consumidores podem usar essa tecnologia para dar voz e fazer um pedido de forma rápida e fácil. Os consumidores estão a usar recursos de voz para encontrar produtos e avaliações antes de comprar, bem como rastrear seus pedidos posteriormente. Como o processo economiza tempo e esforço, a tendência atrai principalmente a faixa etária mais velha.

Produtos personalizáveis

As tendências de alto potencial em 2022 também incluem produtos adaptáveis e personalizáveis. A personalização já existe há algum tempo. E agora cada vez mais comerciantes de e-commerce estão a se concentrar na personalização. Desde descrições de produtos individualizadas e anúncios e conteúdo personalizados até produtos personalizáveis, os clientes possuem várias opções.

A personalização de produtos também oferece vantagens para os comerciantes on-line, como:

  •   margens de lucro mais altas,
  •   menos devoluções e
  •   clientes mais satisfeitos,

Ou seja, não é nenhuma surpresa que eles estão a surgir com cada vez mais frequência.

Menção Honrosa: Apostas desportivas online

Apesar de não serem tendências do e-commerce propriamente dito, o mercado de apostas em Portugal também influencia bastante a movimentação dinheiro nesta área.

Os apostadores, principalmente àqueles que gostam de times específicos, estão a fazer compras que envolvem itens de seus times, como camisas.  Além disso, estes torcedores costumam fazer compras de ingressos online para adiantar todo o processo ao chegarem aos locais de evento.

O mercado de apostas desportivas consegue também influencia bastante o e-commerce através da venda de anúncios em seu site. Por causa da grande quantidade de apostadores que visitam os sites diariamente, as grandes lojas disputam as posições de destaque de divulgação.

Curiosamente, as cidades com os maiores números de apostadores online são as mesmas em que mais movimentaram o mundo do e-commerce em Portugal.  De acordo com informações reportadas pela Unicre (sistema português de gestão de cartões de crédito), estas principais cidades de compras online são Porto, Lisboa, Coimbra, Aveiro e São Miguel.