Amanhã (sexta-feira) irá realizar-se o 1.º Encontro de Doutorandos e Pós- Doutorados do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS).
O evento irá reunir investigadores dos três pólos do referido centro de investigação, (CERNAS-IPC, CERNAS-IPV e CERNAS-IPCB) e decorrerá presencialmente na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC), realizando-se também em formato online.
Segundo António Dinis Ferreira, coordenador científico do CERNAS e investigador da ESAC-IPC, o objectivo desta iniciativa é permitir que os doutorandos e pós-doutorados que estão a realizar os seus doutoramentos e pós-doutoramentos num dos vários enquadramentos possíveis no âmbito do CERNAS apresentem os seus trabalhos. Vão apresentar os seus trabalhos cerca de 30 jovens investigadores que desenvolvem os seus doutoramentos e pós-doutoramentos com ligações ao CERNAS, e que se encontram em várias fases de desenvolvimento dos seus trabalhos em universidades portuguesas e estrangeiras. “Este encontro pretende demonstrar a vitalidade das instituições politécnicas na criação de profissionais ao mais elevado nível, o do doutoramento, numa área de particular relevo estratégico para o desenvolvimento sustentável da Região Centro, a área agroalimentar”, explica António Dinis Ferreira.
O início desta actividade está marcado para as 10h00 com a sessão de abertura, que contará com a participação do presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, do presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes, e do presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José dos Santos Costa. O evento incluirá dois debates, um destinado aos Jovens Investigadores sobre as perspetivas de carreira e outro, destinado aos Investigadores Integrados do CERNAS, sobre os dinamismos existentes para a orientação de alunos de doutoramento por parte destes investigadores.
O encontro tem como parceiros o i2A – Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra e a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.