A EXPOH regressa, entre os dias 28 e 31, no Parque do Mandanelho, conhecido como o principal pulmão verde da cidade. A EXPOH vai ter com um novo formato, propondo quatro dias de variados concertos e uma zona ‘gourmet’, onde estarão em destaque os produtos de excelência do concelho, revelou, hoje (5), a organização. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, revelou que a feira regional regressa depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, com “novo formato e menos dias”.
Segundo o autarca, esta edição conta com menos dias – quatro – mas mais intensos, com um novo impulso. ”Vai ser um evento com muitas novidades e para todas faixas etárias”, acrescentou. Este evento vai apostar em concertos para todo o tipo de público, com grandes nomes no palco principal, artistas locais num palco secundário e ainda animação nocturna com DJ’s.
“Vamos ter espaços de bem-estar, actividades de lazer para jovens, desportos radicais, espaços de restauração e uma zona ‘gourmet’, onde o público poderá degustar alguns dos principais produtos de excelência de Oliveira do Hospital nomeadamente, entre outros, licores e vinhos do Dão. Terá também uma ‘street food’ e um ‘loungebar’”, segundo indicou.
Para o público mais novo, vai haver também novidades, com a criação de uma ‘kid zone’, uma vez que a EXPOH “é um convite às famílias, à região de Coimbra, da Serra da Estrela e até de Viseu”. Segundo o presidente da Câmara, “expectativa é a de chegar aos 30 mil visitantes”. O presidente pretende também afirmar um conceito de sustentabilidade ambiental e de uso sustentável de recursos.
A entrada no certame, cujo investimento ultrapassou os 100 mil euros, é feita através de Eco Acesso. O copo reciclável que dá acesso às quatro noites tem o custo simbólico de dois euros. “Penso que estão reunidas as condições para uma EXPOH atractiva, com muito convívio, música e gastronomia”, apontou. A nova versão da EXPOH integrará um conjunto de novos eventos temáticos, que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pretende levar a efeito ao longo do ano.
Sobre o cartaz oficial do evento, José Francisco Rolo indicou que subirão ao palco principal o grupo Alta Frequência a 28, os ProfJam a 29, Toy no dia 30 e os Resistência a 31.