A obra de reabilitação do espaço polivalente na freguesia de Meãs do Campo, no concelho de Montemor-o-Velho, vai ser financiada com 50 mil euros pelo Estado.
Trata-se de um contrato entre o Governo, que é representado pela Direcção-Geral das Autarquias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a Junta de Freguesia de Meãs do Campo.
“É um contrato que visa, neste caso concreto, o melhoramento ou arranjo urbanístico naquela junta de freguesia. O valor global é um valor de cerca de 100 mil euros, em que o Governo comparticipa com 50%”, disse hoje o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, à margem da assinatura do contrato de financiamento do “Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva – Subprograma 2”.
A obra é para a reabilitação do espaço polivalente em Meãs do Campo, no “coração da freguesia, numa zona central”, disse o presidente da Junta da Freguesia de Meãs do Campo, Paulo Valente.
É um projecto “importantíssimo” para a freguesia, numa aldeia que “está a precisar de ser revigorada”, acrescentou.
“Pretendemos revigorar para poder voltar a dar essa alegria às nossas gentes, à nossa freguesia, para terem um espaço acolhedor onde se sintam bem, onde as pessoas possam passar, possam conviver, possam fazer as suas reuniões, onde possam decidir não só o futuro da freguesia” e ainda onde possam eventualmente “ministrar alguma formação”, frisou.
Apesar de o orçamento ser de cerca de 100 mil euros, Paulo Valente frisou que será uma obra “difícil de fazer num ano”, considerando a actual escassez de materiais, de mão-de-obra e ainda devido à inflação decorrente da guerra na Ucrânia.
Na sessão de assinatura do contrato, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, anunciou que a junta poderá recorrer à câmara para uma ajuda do ponto de vista financeiro, pelo que apelou para que faça um pedido, no sentido de perceber qual o financiamento a atribuir para que “possa fazer a obra com toda a celeridade que se impõe”.
Para além do apoio financeiro, o município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, disponibilizou ainda todo o apoio técnico à Junta de Freguesia de Meãs do Campo.
A obra tem um prazo de execução de 365 dias, no entanto, ainda não foi adjudicada.
A junta de freguesia tem agora um prazo de 60 dias para lançar concurso e para adjudicar a obra à empresa. Após esses 60 dias, terá mais 30 dias para iniciar a empreitada.