Coimbra  11 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cross das Cegonhas, desporto e solidariedade no Baixo Mondego

2 de Julho 2022

A Feira de Artesanato & Gastronomia de S. João do Campo, no distrito de Coimbra, conta com uma manhã desportiva, amanhã (3), dedicada ao Cross das Cegonhas e caminhada Sol & Dar, ambas as práticas desportivas dedicadas ao bem-estar físico.

Todo o evento desportivo tem uma componente solidária e em vez das habituais taxas de inscrição os atletas e caminhantes contribuem com bens alimentares e higiénicos para serem distribuídos pelas faixas mais carenciadas da população.

O Cross das Cegonhas, na sua terceira edição, é a prova rainha da vertente desportiva da feira e trata-se de uma corrida de corta-mato de cerca de 16 km, este percurso atravessa a vila de S. João do Campo e o lugar da Cioga do Campo sendo constituído maioritariamente por trilhos florestais e agrícolas com uma pequena componente em alcatrão. Sendo uma zona particularmente plana da bacia do Mondego existe ainda assim uma altitude acumulada de cerca de 350M. A caminhada das cegonhas que segue o mesmo percurso, mas sem vertente competitiva é destinada a caminhantes mais experientes pois integra alguns trilhos de maior dificuldade. A Caminhada Sol & Dar tem uma vertente mais recreativa e lúdica prolongando-se por cerca de 5 km.

As cegonhas são a inspiração desta prova pois estão presentes ao longo da mesma em grande quantidade, o percurso permite a ainda o contacto com a fauna e flora característica do baixo mondego das quais destacamos as diversas aves que povoam toda esta área.