Coimbra  12 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampilhosa da Serra repensa estratégias após corte de meio milhão

29 de Junho 2022

O município da Pampilhosa da Serra vai perder cerca de meio milhão de euros das transferências do Orçamento de Estado, segundo declarou o presidente Jorge Custódio. O autarca salientou que, na sequência deste corte, a Câmara vai ser “obrigada a repensar as suas estratégias e a rever o orçamento municipal”.

“Meio milhão de euros dá para fazer muita coisa e, numa Câmara pequena como a nossa, faz toda a diferença”, frisou o líder do executivo, frisando que a redução atinge “toda a gestão corrente” do município.

Segundo Jorge Custódio, os cortes na transferência de verbas do Estado atingem praticamente todos os municípios, embora em concelhos de pequena dimensão “se faça sentir mais”. A Câmara da Pampilhosa da Serra recebia 7,5 milhões de euros e vai passar, então, a receber sete milhões de euros. A situação torna-se mais preocupante na medida em que aumentaram as despesas da autarquia com a transferência de competências, já que o pacote financeiro com que acompanhou o processo “não chega para cobrir as despesas”.

Esta preocupação foi debatida na sessão de Câmara, na segunda-feira (27), que decorreu na freguesia de Pessegueiro, com o presidente da autarquia a alertar para as dificuldades de gestão causadas pela descentralização de competências.