A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) participou no 2.º fórum europeu de cidades com centros históricos, que decorreu, ontem e hoje, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Realizado no âmbito da presidência francesa do Conselho da União Europeia, a iniciativa contou com a participação do vereador Miguel Fonseca, que apresentou a nova estratégia do Executivo Municipal de aposta no Centro Histórico de Coimbra enquanto eixo de desenvolvimento estratégico da cidade.
No evento participaram, entre outras, as cidades de Lund (Suécia), Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), Pontevedra (Espanha) e Liubliana (Eslovénia), o que resultou “numa partilha de experiências profícua que reforça as relações entre Coimbra e estes Municípios europeus”, refere a CMC.
Para o Município, este fórum “constituiu uma oportunidade de divulgação internacional do valioso património do Centro Histórico de Coimbra, assim como de partilha com diversas cidades europeias dos planos de revitalização da Baixa”.
“Na mesma ocasião foi ainda apresentada a Feira do Livro de Coimbra como exemplo de um evento cultural a realizar no coração da cidade, que contribui para a dinamização de uma das suas praças mais emblemáticas através do envolvimento dos agentes culturais, de outras instituições e de todos os cidadãos de Coimbra”, sustenta a CMC.