Coimbra  9 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Maiorca e Figueira da Foz recebem folclore do mundo com o 46.º Festimaiorca

28 de Junho 2022 Jornal Campeão: Maiorca e Figueira da Foz recebem folclore do mundo com o 46.º Festimaiorca

Realiza-se, de 16 a 21 de Julho, a 46.ª edição do Festimaiorca – Festival Internacional de Folclore de Maiorca, com representatividade das culturas do mundo. Este ano, além de Portugal, o festival apresenta representações de Ballet Folclórico Municipal de Rancagua (Chile), Companhia Artística Danzar (Colômbia), Folk Ensamble Bystrina (Eslováquia), Grupo Netos de Bandim (Guiné Bissau), Ballet Folklórico del instituto Tecnológico de Celaya (México) e Ballet Folklórico Sabor Boricua de Elmyrba (Porto Rico).

O programa deste ano apresenta algumas novidades, nomeadamente as actuações deixam de ser no espelho de água junto ao Forte de Santa Catarina, passando a ser no Jardim Municipal. Estão previstas galas nas freguesias com organização das juntas de freguesia de Alhadas, Quiaios e Maiorca. Em Buarcos e São Julião está prevista animação na Rua da República (Largo Tenente Valadim e Nau), Bairro Novo e muralhas de Buarcos.

A sessão de abertura do festival tem lugar no salão nobre da Câmara Municipal da Figueira da Foz, às 17h00, seguindo-se os desfiles do traje da Esplanada Silva Guimarães ao Jardim Municipal (18h00), em Maiorca (21h30). Neste dia, a partir das 22h00 e no Terreiro do Paço de Maiorca, acontece a Gala Festimaiorca com actuações dos quarto cantos do mundo: México, Guiné Bissau, Rancho Casa do Povo de Maiorca, Porto Rico, Eslováquia, Chile e Colômbia.

No domingo (17), haverá animação de rua a partir das 17h00, seguindo-se um desfile da Esplanada Silva Guimarães ao Jardim Municipal (21h30) e, depois, a Gala Festimaiorca no Jardim Municipal com grupos do Nepal, Porto Rico, Rancho Folclórico “As Salineiras de Lavos”, Guiné Bissau e México. Dia 18 está, ainda, prevista animação de rua a partir das 17h00 em Buarcos (Guiné Bissau), Picadeiro (México) e Rua da República (Porto Rico). A Gala Festimaiorca no Jardim Municipal (22h00) conta com a presença de grupos da Eslováquia, Chile e Colômbia. Neste dia, pelas 22h00, tem lugar a Gala Alhadas (Largo do Arnal) com Porto Rico, Guiné Bissau e México. Dia 19 (terça-feira), a animação de rua regressa às 17h00 em Buarcos (Chile), Picadeiro (Colômbia) e Rua da República (Guiné Bissau).

Pelas 22h00 no Jardim Municipal, apreciam-se as actuações do Porto Rico, Eslováquia e México. Por outro lado, e também às 22h00, realiza-se a Gala Quiaios (Parque de Merendas da Praia de Quiaios) com o Chile, Guiné Bissau e Colômbia. Dia 20, vai haver uma nova actuação de rua, a partir das 17h00 em Buarcos (Porto Rico), Picadeiro (Eslováquia) e Rua da República (México). Às 22h00, a Gala Festimaiorca no Jardim Municipal conta com as presenças de Chile, Guiné Bissau e Colômbia.

À mesma hora, tem lugar a Gala Maiorca (Largo da Feira Velha) com o Porto Rico, Eslováquia e México. No último dia do Festimaiorca (21 – quinta-feira), a animação de rua a partir das 17h00 acontece em Buarcos (Colômbia), Picadeiro (Chile) e Rua da República (Eslováquia). Às 22h00 tem início a Gala de Encerramento do Festimaiorca, no Jardim Municipal, com actuações dos grupos de Porto Rico, Maiorca, México, Guiné Bissau, Chile, Eslováquia e Colômbia.

Recorde-se que o Festimaiorca começou em 1975, sob alçada de António Maia Cardoso, Manuel Pinto da Costa (já falecidos) e José Maria Verdete, até ocupar um lugar de destaque no calendário dos festivais internacionais que se realizam em Portugal.