Foi inaugurada, no sábado (25), junto ao adro da Igreja Matriz de Fajão, a exposição “Viagem à Luz das Estrelas, que contém trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 2.º ano da licenciatura em design da Universidade de Aveiro.
Para Nuno Dias, docente da Universidade de Aveiro, a mostra expressa a “energia criativa de uma turma de 60 alunos, divida em 12 grupos, que vieram às aldeias”, com o intuito de desenvolver projectos de design que tornam mais atractiva a experiência turística associada à observação do céu nocturno, sem descurar a sustentabilidade social e ambiental. Os trabalhos contêm assim um “conjunto de ideias, algumas mais utópicas, outras mais reais”, para serem “discutidas e reflectidas”, tal como “sementes que se atiram à terra” na expectativa de que algumas delas possam “germinar”, explicou o docente.
As Aldeias do Xisto têm promovido a relação entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico, técnico e artístico, tendo sido neste contexto que surgiu o PROJECT@X, uma colaboração entre as Aldeias do Xisto e o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Em 2021, os alunos foram desafiados a abordar a temática do Dark Sky Aldeias do Xisto, sendo que na sequência desse trabalho de reflexão e criação, nasceu um conjunto de projectos que podem ser apreciados até 25 de Setembro, no Adro da Igreja Matriz de Fajão.