Coimbra  11 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra distingue sete personalidades no Dia da Cidade

27 de Junho 2022 Jornal Campeão: Câmara de Coimbra distingue sete personalidades no Dia da Cidade

O Executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou por unanimidade, na reunião desta segunda-feira, a atribuição de distinções honoríficas, especificamente quatro medalhas Grau Ouro e uma Grau Prata, a cinco personalidades que contribuíram para a elevação e dignificação da cidade, ou que se distinguiram pelos seus contributos em prol da comunidade.

A autarquia vai homenagear Francisco Andrade, Gonçalo Quadros, Vítor Campos (título póstumo), António Carvalho (título póstumo) e Manuel Marques Teixeira, no Dia da Cidade, 4 de Julho, na sessão solene comemorativa que vai decorrer na Praça do Comércio, integrada no programa da Feira do Livro.

Às cinco personalidades juntam-se mais duas. Tal como já tinha sido aprovado anteriormente, no Dia da Cidade serão ainda homenageados o Professor José Cunha-Vaz e Carlos Cidade (título póstumo).

Francisco Andrade

Francisco Andrade conta com um percurso notável de participação activa na sociedade e na vida conimbricense, em diversas áreas de intervenção, quer enquanto futebolista e treinador, quer enquanto autarca, quer enquanto cidadão. É natural da vila de Satão, em Viseu, mas Coimbra foi a terra que escolheu para viver. Começou como jogador de futebol, mas destacou-se, sim, como treinador e formador, passando por clubes como a Académica e o União, entre muitos outros nacionais e internacionais. A política é outra das suas paixões. Francisco Andrade foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais em 2001, 2005, 2009 e 2017, somando a esse percurso um mandato com vereador da Câmara Municipal de Coimbra (2017 – 2021) e vários na Assembleia Municipal. Foram 40 anos ligado ao futebol e mais de 20 na política, entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal.

Gonçalo Quadros

Gonçalo Quadros foi fundador e é actualmente presidente do Conselho de Administração da Critical Software, uma empresa tecnológica sediada em Coimbra, com escritórios em Lisboa e Porto e subsidiárias nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Brasil, Angola e Moçambique. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e doutorado em Informática e Redes de Computador pela Universidade de Coimbra, foi responsável pelo lançamento de diversas unidades de negócio da Critical Software e um dos grandes fomentadores do desenvolvimento e crescimento da empresa. Já foi distinguido, várias vezes, pelo seu percurso profissional, nomeadamente com a Ordem de Mérito Grande-Oficial (atribuído pelo Presidente da República), com o prémio INSEAD Entrepreneurship Award (promovido pelos antigos alunos portugueses do INSEAD) e o Emerging Entrepreneur of the Year Award (promovido pela delegação Portuguesa Ernst&Young), entre outros.

Vítor Campos

Vítor Campos é uma figura incontornável da cidade e do país, indissociável do mundo do futebol e, sobretudo, da Académica de Coimbra. Natural de Torres Vedras, Vítor Campos escolheu Coimbra para tirar a sua licenciatura em Medicina e para viver e exercer a sua profissão. Com um papel social e cívico de grande relevo na vida conimbricense, Vítor Campos fez toda a sua carreira na Académica, tendo vestido a camisola da Briosa em 345 jogos entre 1963 e 1976. É o sexto jogador com mais encontros efectuados na história do clube e participou em duas finais da Taça de Portugal, em 1967 e 1969, e integrou a equipa da Académica que foi vice-campeã em 1966/67. Vítor Campos faleceu em 2019, tendo deixado o seu clube e a cidade em luto profundo.

António Carvalho

O Executivo municipal propõe, ainda, a atribuição da Medalha de Dedicação a António Carvalho, que foi Chefe de Divisão do Património e Aprovisionamento e das Compras e Logística da Câmara Municipal de Coimbra, para a qual entrou como Técnico Superior em 1993. Uma distinção que se justifica pelo empenho e zelo que imprimia em tudo o que fazia, pela sua dedicação, o seu compromisso e a responsabilidade com o serviço onde exercia funções, bem como com as outras unidades orgânicas que lhe solicitavam colaboração, a sua elevada disciplina e ponderação, bem como o seu apurado sentido de responsabilidade e rigor. António Carvalho reformou-se em 2021 por motivo de doença prolongada, tendo vindo a falecer em Janeiro de 2022.

Manuel Teixeira

A última proposta de distinção é para Manuel Marques Teixeira. Nascido no ano de 1936, com 12 anos já trabalhava para o estabelecimento comercial de António Matos Lucas, que com o passar dos anos se tornou num armazém grossista de produtos alimentares. Permaneceu nessa empresa até 1971, ano em adquiriu a Pereira & Santos, Lda juntamente com um colega de trabalho. Passa, então, a ocupar o cargo de presidente do Conselho de Administração da Pereira & Santos, Lda, tendo como objectivo o crescimento consolidado da empresa e a prestação do melhor serviço possível aos seus clientes, primando pela qualidade no atendimento e motivação dos seus colaboradores.

A Pereira & Santos Lda, Cash & Carry alcançou, em 2004, o primeiro lugar no ranking das 1000 melhores PME em Portugal no sector da distribuição alimentar. Desde 2008 que lhe é atribuído o estatuto de PME Líder e mais recentemente o de PME Excelência. Hoje agrupa duas filiais, uma de retalho alimentar e uma de actividade grossista especializada na venda de congelados. A empresa conta já com 75 anos de história, 50 dos quais sob a liderança de Manuel Marques Teixeira. A distinção é, assim, atribuída, pelo exemplo de mobilidade social, de persistência, tenacidade, empenho e dedicação na atividade desenvolvida, geradora de postos de trabalho e promotora do desenvolvimento económico.