Coimbra  10 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra apoia “O Mundo da Alta” e as procissões da Rainha Santa

27 de Junho 2022

O Executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) analisa, na reunião desta segunda-feira, duas propostas de atribuição de apoios financeiros pontuais a associações do concelho, no valor global de 23.400 euros.

Os apoios vão ser concedidos à Motivos Alternativos – Associação Cultural, para a realização do evento “O Mundo da Alta” de 7 de Julho a 18 de Setembro, e para a Confraria da Rainha Santa Isabel, para a realização das duas procissões previstas no programa das Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel, nos dias 7 e 10 de Julho.

“As propostas prevêem a atribuição de apoios financeiros pontuais a duas colectividades no âmbito do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que define critérios de rigor, transparência e isenção para a atribuição de apoios aos agentes culturais do concelho, com o objectivo de reconhecer o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da Cultura”, refere a CMC, acrescentando que as candidaturas para 2022 ao apoio financeiro municipal à actividade pontual, previstas no regulamento, estão abertas até ao final do mês de Setembro.

A Motivos Alternativos – Associação Cultural solicitou o apoio financeiro da autarquia para a realização do projecto “O Mundo da Alta”, que é constituído por seis concertos de world music, produzidos em parceria com a Associação Cultural e Recreativa e Memória Grémio Operário de Coimbra

O evento conta com músicos franceses, checos, italianos, brasileiros e austríacos e vai decorrer no Grémio Operário, na Rua da Ilha, Alta da cidade. O evento arranca no dia 7 de Julho com um concerto protagonizado por Graveola (Brasil), segue no dia 14 de Julho com Woody Black 4 (Áustria), dia 14 de Agosto com Malotira (Itália), dia 21 de Agosto com Anná (Brasil), dia 4 de Setembro com Camões House Band (República Checa) e dia 18 de Setembro com Cao Laru (Brasil/França). O projecto vai ser apoiado com 3000 euros.

O segundo apoio será atribuído à Confraria da Rainha Santa Isabel para a realização de duas procissões no âmbito das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel.

As Festas da Rainha Santa Isabel são celebradas desde 1756, ano em que a Rainha Santa foi eleita padroeira da cidade de Coimbra, e hoje são vistas com um dos eventos mais importantes da cidade, em termos culturais e turísticos, atraindo a Coimbra centenas de milhares de turistas durante o período das festas.

A proposta passa pela atribuição de um apoio financeiro de 20.400 euros à Confraria Rainha Santa Isabel para a realização das procissões, nos dias 7 e 10 de Julho, nomeadamente para se garantir a segurança do público e dos participantes, a guarda de honra à imagem da Rainha Santa, a contratação de bandas filarmónicas para a procissão, a instalação de palco e de sistema de som.