Coimbra  10 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

António Campos

A minha experiência do funcionamento do SNS

27 de Junho 2022

Estive internado o ano passado no serviço de cardiologia num dos grandes hospitais de referência nacional. Foram 6 dias de observação e chegaram para diagnosticar o caos no seu funcionamento. Fizeram-me dois cateterismos um dia desentupiram as coronárias do lado esquerdo e passados 2 dias do lado direito.

Os contrastes afetam principalmente os rins de que ainda hoje sofro. Como solução para ajudar os rins era o soro e beber muita água. Tinha os braços inutilizados,um com soro ,outro do cateterismo. Passei de um quarto onde estava após insistência minha para uma enfermaria. Aparece um jovem a colocar água na minha cama,peço-lhe por favor para me encher um copo. Resposta “essa não é a minha função” e seguiu o seu caminho.

Entra uma senhora de certa idade,velha funcionária do hospital e peço-lhe por favor para me encher o copo de água. Resposta da senhora: “aqui no hospital cada macaco tem o seu galho”,virou as costas e seguiu o seu caminho. Pedi ao doente da cama do lado para tocar a campainha e lá veio uma enfermeira que me encheu o copo de água. O médico passava por volta das 10 horas na enfermaria,era uma azáfama para estar tudo em ordem. Após a sua passagem era uma bagunça total.

Razão tinha o segurança quando fui às urgências que me reconheceu e me pedia para me não meter naquele inferno. Agora tenho de lá ir pelo menos duas vezes por ano. As vezes que lá fui, tenho de desbobinar a história clínica da minha vida dado que nunca é o mesmo médico.

Assim vai o SNS, bandeira política do meu saudoso amigo Arnaut, o profundo conhecimento científico do Prof. Mário Mendes e a habilidade política única de Mário Soares de convencer os ministros do CDS a votarem no conselho de ministros a maior reforma social da Democracia,contra a vontade do seu Presidente, Freitas do Amaral.

Hoje com a demagogia populista política corre risco de sobrevivência ou é profundamente reformado para sobreviver. Esta é a minha fotografia do actual SNS.