Coimbra  19 de Maio de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ESEnfC aconselha estudantes a evitar perigo nas noites da Queima das Fitas

23 de Maio 2022 Jornal Campeão: ESEnfC aconselha estudantes a evitar perigo nas noites da Queima das Fitas

Estudantes voluntários da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) voltaram, por estas noites, a fazer aconselhamento a outros jovens que frequentam as actividades noturnas da Queima das Fitas, com o objectivo de prevenir a embriaguez e de minimizar os comportamentos de risco associados, como a violência sexual, o sexo desprotegido e a sinistralidade rodoviária.

A iniciativa, no âmbito do projecto “Antes que te Queimes”, intervenção em contexto recreativo para promoção da diversão sem risco nas festas académicas de Coimbra, compreende não só a conscientização, mas também a avaliação da alcoolemia dos participantes nas actividades estudantis e a distribuição de preservativos e explicação sobre o uso correto deste método contracetivo, visando a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Nestas intervenções de rua, na Baixa da cidade, sobretudo no Largo da Portagem (margem direita do rio Mondego), os estudantes de Enfermagem (de cursos de licenciatura e de mestrado) estão, também, habilitados a prestar primeiros socorros, sempre que tal o justifique.

A funcionarem desde 2007, e já replicadas em várias cidades portuguesas e em alguns países (Angola, Brasil, Bélgica, Cabo Verde, Estónia, Líbano e República Checa), as intervenções “Antes que te Queimes” são feitas através da metodologia de educação pelos pares (de jovens para jovens), com a supervisão de professores e profissionais de saúde.

Ao longo dos anos, o projecto “Antes que te Queimes” tem contado com vários apoios, como o da Administração Regional de Saúde do Centro, da Associação de Estudantes da ESEnfC, ou do IREFREA – Portugal (Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco em Crianças e Adolescentes). Também a Associação Existências e a Cruz Vermelha Portuguesa têm, noutras edições, sido parceiras do projecto.