A Escola da Noite propõe recebe, amanhã (30), vários espectáculos dedicados às crianças, começando, pelas 10h30, com o concerto “Até cantar dá trabalho”, do Taleguinho, ao ar livre, no Pátio do Centro de Artes Visuais.
A entrada é gratuita e adivinha-se uma manhã de grande festa, antecipando as celebrações do 1.º de Maio.
Logo a seguir, os alunos do curso de Animação Sócio-Cultural do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste apresentam os trabalhos que têm vindo a desenvolver no âmbito do projecto cultural do agrupamento, em articulação com o Plano Nacional das Artes.
Estreado há precisamente um ano, “Até cantar dá trabalho” é a mais recente criação do projecto Taleguinho, de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, responsáveis por espectáculos que o público de Coimbra tão bem conhece, como “Costurar cantigas e histórias”, “O Mundo ao Colo” ou “Ficar a ver estrelas”. A cantora e o compositor e multi-instrumentista definem-no como “um panal sonoro em forma de concerto, construído com imagens, sons, cantigas e histórias dos ofícios”, pensado para celebrar o 1.º de Maio, Dia do Trabalhador.
O concerto deste sábado, recomendado para crianças a partir dos três anos e respectivas famílias, tem início às 10h30 no Pátio do Centro de Artes Visuais (junto ao Pátio da Inquisição). Trata-se de uma oferta à cidade, que celebra igualmente o regresso dos sábados para a infância no TCSB à sua regularidade semanal, retomada em Janeiro de 2022, após as interrupções provocadas pela pandemia. Apesar de ser ao ar livre e com entrada gratuita, o espectáculo tem uma lotação limitada, pelo que é necessário efectuar o levantamento dos bilhetes no Teatro, até à hora do espectáculo. É possível reservar o bilhete pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.
Teatro, exposição e malabares pelo curso de Animação Sócio-Cultural
Logo após o espectáculo do Taleguinho, os Sábados para a Infância acolhem uma outra iniciativa especial. Os alunos do curso de Animação Sócio-Cultural do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste partilham com a cidade os resultados dos trabalhos que têm vindo a desenvolver no âmbito do Plano Nacional das Artes. A mostra inclui o espectáculo de teatro “RenASCe!” (11h30), a exposição de pintura “A mulher e os direitos humanos” e uma oficina de construção e manipulação de malabares para crianças dos seis aos 12 anos (14h30, na Sala Brincante da Cena Lusófona). Para reservar bilhetes para o espectáculo e fazer as inscrições para a oficina podem igualmente ser usados os contactos do Teatro.
Sábados para a Infância no TCSB
Iniciado em Janeiro de 2015, o programa “Sábados para a infância no TCSB” oferece todas as semanas propostas artísticas para os mais novos e para as famílias da cidade.
Propositadamente, as propostas são diversificadas quanto às expressões artísticas e incluem teatro, dança, música, ilustração, pintura, cinema, animação, literatura, entre outras. São igualmente diversificadas quanto aos formatos (espectáculos, oficinas, leitura de contos) e quanto às faixas etárias a que prioritariamente se destinam – dos quatro meses à adolescência, incluindo naturalmente os adultos que acompanham as crianças.
O projecto conta desde o início com a cumplicidade de um conjunto de artistas de Coimbra, todos com percursos e obras reconhecidos a nível nacional: a ilustradora Ana Biscaia (Prémio Nacional de Ilustração em 2015), o projecto musical Taleguinho, de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira (ela a voz da Brigada da Victor Jara e membro do grupo Segue-me à Capela; ele intérprete e compositor da banda Pensão Flor, entre várias outras), a designer Joana Monteiro, a compositora e intérprete Vânia Couto e o actor, encenador e formador Ricardo Kalash. Deste “núcleo central” de artistas faz ainda parte a animadora sócio-educativa Cláudia Sousa, responsável pela iniciativa “Flores de Livro – leitura de contos para a infância”, com a qual tudo começou e que se mantém até hoje. A programação é definida e divulgada por ciclos trimestrais.