Coimbra  12 de Novembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa Municipal da Cultura de Coimbra comemora Dia mundial da Dança

29 de Abril 2022 Jornal Campeão: Casa Municipal da Cultura de Coimbra comemora Dia mundial da Dança

A Casa Municipal da Cultura de Coimbra acolhe, hoje e amanhã (29 e 30), o espectáculo de bailado que a companhia Flic Flac concebeu para comemorar o Dia Mundial da Dança, celebrado a 29 de Abril.

Com entrada livre, “Ponto – dançando Saramago” é uma apresentação inspirada em José Saramago de que se celebra, em 2022, o centenário do nascimento.

Com duas sessões de entrada livre previstas para sexta-feira e para sábado, respectivamente, às 18h00 e às 16h30, no átrio da Casa Municipal da Cultura, “Ponto – dançando Saramago” é o espectáculo que a companhia Flic-Falc concebeu para celebrar o Dia Mundial da Dança e ao qual se associa a Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

No ano em que passam 100 anos sobre o nascimento de José Saramago, esta atividade

propõe um percurso por alguns escritos deste nome maior da literatura portuguesa,

numa viagem de celebração do homem e da sua obra. Durante cerca de 30 minutos percorrem-se os meandros do seu pensamento, numa narrativa bailada com base na livre interpretação das suas ideias sobre as diferentes viagens da Humanidade. Em “Ponto – dançando Saramago” procurou-se compreender o pensamento de José Saramago, um homem cheio de contrastes.

A “Flic-Flac”, primeira companhia amadora de dança contemporânea da cidade de Coimbra, criada em 2013 por Ana Figueiredo, deu origem, três anos depois, à Associação Flic-Flac – DDC, com o objectivo de promover a formação em dança e divulgar o trabalho de novos coreógrafos. Assim, permite que bailarinos amadores e/ou profissionais integrem projectos que promovam o desenvolvimento da Dança em Coimbra e na região centro. A actividade da Flic-Flac tem levado esta expressão artística a comunidades com menor acesso à Dança destacando-se, ainda, a produção de espectáculos inclusivos.