O multifacetado artista brasileiro António Nóbrega e a sua esposa Rosane Almeida apresentam no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a 8 de Maio, pelas 16h00 o espectáculo “Mestiço Florilégio”.
A estreia mundial deste espectáculo ocorre no âmbito das XVIII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC e antecede uma digressão por mais três localidades portuguesas – Miranda do Corvo, Caldas da Rainha e Évora – produzida pela Cena Lusófona.
O espectáculo é assumido como uma “antologia lúdica” sobre a trajectória artística de António Nóbrega ao longo das últimas cinco décadas (comemora este ano 50 anos de carreira). Com a sua companheira Rosane Almeida, propõe-nos um espectáculo multidisciplinar, que cruza música, dança, teatro, cinema e conversa com o público.
Fiel ao percurso da dupla (também responsável pela criação em São Paulo do conceituado Instituto Brincante), “Mestiço Florilégio” parte do mundo cultural popular brasileiro: “foi a partir do reservatório popular brasileiro de cantos, danças, formas poéticas, entre outras” que Nóbrega e Rosane “criaram os variados entremeios que compõem esse florilégio, reflexo também do caldeamento cultural que se processou, principalmente no estrato sociocultural subalterno brasileiro”. Pensando no público de Portugal, os artistas adiantam sobre esta sua nova criação: “Mestiço Florilégio é uma espécie de moderna Reisada, onde o arcaico e o moderno se fundem dentro do espírito de complementaridade tão necessário ao nosso fragmentado mundo”.
O regresso a Coimbra de António Nóbrega (que aqui se apresentou em 2003 e em 2018) ocorre a convite das XVIII Jornadas de Cultura Popular do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC).
Na véspera, 7 de Maio, pelas 15h00, Rosane Almeida dirige uma oficina de danças tradicionais brasileiras, também integrada nas Jornadas. Esta iniciativa tem lugar na “Sala Brincante” da Cena Lusófona, assim designada há quatro anos, precisamente em homenagem a António Nóbrega.
Nas semanas seguintes, com produção da Cena Lusófona, “Mestiço Florilégio” viaja por mais três localidades portuguesas, tendo apresentações marcadas para Miranda do Corvo (Casa das Artes, 14 de Maio, 21h30), Caldas da Rainha (Centro Cultural e de Congressos, 20 de Maio, 21h30) e Évora (Teatro Garcia de Resende, 21 de Maio, 21h30).