Como já deve ter compreendido, o tema de hoje é o futebol. E em Portugal, o futebol é verdadeiramente qualquer coisa!
Há alturas em que o país parece simplesmente parar por causa de um jogo de futebol e independentemente da idade do fã do desporto, o futebol parece fascinar toda a população.
Em Portugal, mesmo a cidade mais pequena terá provavelmente uma equipa de futebol. Caso contrário, haveria uma na cidade seguinte. E tem de haver, porque parece que cada rapaz ou rapariga nasce com uma bola a seus pés. Portanto, é melhor que tenham um lugar para praticar, certo?
Nesse sentido, no presente artigo abordamos a paixão dos portugueses pelo desporto e um pouco das suas origens. Como é que chegou a ser? Comecemos desde o início.
Há mais de 100 anos, o futebol começou a crescer em Portugal. Os clubes de futebol começaram a surgir em todo o lado neste pequeno país. E quanto mais o jogavam, mais adoravam o jogo.
Nos finais do século XIX e princípios do século XIX, surgiram três grandes clubes: F.C. Porto, Sporting C.P. e S.L. Benfica. Provavelmente já ouviu falar destes pelo menos algumas vezes, especialmente quando se está a considerar que em Portugal estes clubes são conhecidos como os “Três Grandes”.
Há múltiplas razões para lhes chamar isso. Estes são os clubes com o maior poder financeiro, mais títulos e mais história. Mas a maior razão de todas é a capacidade que estes clubes têm de simplesmente unir as suas massas de apoio e obter o seu amor e fidelidade.
O amor por estes clubes (e outros clubes locais, a propósito) produziu alguns hábitos e tradições que podem ser considerados engraçados na opinião de alguém do estrangeiro, mas que fazem todo o sentido para nós, portugueses.
A “Primeira Liga” é um nome que foi usado pela primeira vez em 1934, quatro anos antes do estabelecimento oficial de uma liga nacional em Portugal. Quando o futebol no país foi reestruturado em 1938, a nova competição foi denominada “Campeonato Nacional da Primeira Divisão” ou simplesmente “Primeira Divisão”, um nome que permaneceu em uso até 1999.
Até 1941, apenas equipas de Lisboa, Porto, Coimbra (No museu da Académica de Coimbra está um pouco desta história) e Setúbal participavam na competição. Nesse ano, foram admitidos dois clubes de Braga e do Algarve.
A liga finalmente adquiriu um carácter mais nacional em 1945, quando qualquer equipa de qualquer região do país podia ganhar um lugar na Primeira Divisão, desde que ganhasse promoção da Segunda Divisão.
Mais recentemente, com a evolução da Internet e dos meios de comunicação, a competição atingiu mais canais. Além de jornais, fóruns online especializados, e mesmo canais oficiais do YouTube sobre a primeira liga, um dos exemplos mais recentes são os portais especializados em apostas desportivas.
Como já referido, falar de futebol em Portugal é também falar dos “Três Grandes”. Seja por paixão, de berço ou até mesmo por influências familiares, estas serão sempre as principais equipas de futebol em Portugal.
O Benfica foi fundado em 1904, o que o torna um dos clubes mais antigos do mundo. É também o clube com mais títulos em Portugal, com mais de 80 troféus conquistados..
Tal como os outros dois grandes nomes mencionados abaixo, o Benfica é que a equipa nunca deixou a Primeira Liga e está constantemente a lutar no topo da tabela.
Com 79 troféus, o FC Porto é também um dos clubes de maior sucesso em Portugal. Foi fundado em 1893 e desde então tem sido sempre um dos clubes que outros admiram.
Fundado por dois irmãos em 1902, o Sporting CP é um dos clubes de futebol mais populares de Portugal. À semelhança dos seus rivais, o Sporting ganhou muitos troféus tanto a nível nacional como internacional e é particularmente conhecido pela sua formação, com vários craques a ganharem prémios.
As três maiores equipas de Portugal têm alguns dos mais ferozes apoiantes que alguma vez irá conhecer e o futebol, que nunca será apenas um desporto, terá sempre um lado emocional que é quase impossível de se explicar ou colocar em palavras.
Sendo assim, especialmente quando há algum jogo realmente importante, há sempre mais tensão, mas ela só dura por 90 e poucos minutos, de modo que as rivalidade sempre estão a permanecer apenas dentro do campo.
Por outro lado, apesar de alguma da rivalidade, uma coisa é certa: quando uma equipa portuguesa joga um grande jogo contra uma equipa estrangeira, quase toda a gente vai torcer pela equipa portuguesa.
Há outra altura em que todos vestem as mesmas cores. Consegue adivinhar?
Não importa quando ou onde a Seleção Nacional joga, o apoio é esmagador. Há simplesmente algo mágico que acontece e em cada jogo os corações dos portugueses batem como um só. E mais ainda nas grandes competições.
Com efeito, é com a seleção que termina este artigo. Ainda que em breves linhas, as atrações principais desta história, que movimenta corações em Portugal, está apresentada.