A 30 de Abril e 1 de Maio, Eiras acolhe a 4.ª edição do Mercado Medieval, que decorre no Largo da freguesia. A sessão de apresentação do evento decorreu hoje (20) e contou com a presença de Luís Correia, presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, alguns membros do Executivo, Mafalda Lopes, responsável pela WolfDance e Nuno Marques, da Episódio Medieval.
Este é mais um evento que a UF de Eiras e São Paulo de Frades tem preparado para dinamizar o espaço.
“Acho que o enquadramento que conseguimos dar aqui em Eiras é fantástico. Não há muitos sítios em Coimbra que têm o mesmo enquadramento que nós temos aqui neste largo”, referiu Luís Correia, agradecendo ainda o facto de Eiras ter sido escolhida para acolher o evento e realçando que o objectivo é realizar o Mercado de forma diferente.
Durante os dois primeiros anos o Mercado foi realizado em Casal do Lobo e no terceiro decorreu em Santo António dos Olivais. Mafalda Lopes, responsável por uma das entidades que irá animar a iniciativa, explica que a iniciativa esteve suspensa durante dois anos devido à pandemia de covid-19 e regressa agora “a um espaço fantástico”.
Além dos espectáculos de dança, que serão assegurados pela WolfDance, o evento contará também com espectáculos teatrais e de fogo, que ficarão a cargo da Episódio Medieval, uma Associação de Recriação Histórica. “Queremos que as pessoas quando visitam este mercado façam uma pequena viagem no tempo. Vamos ter um acampamento medieval militar, onde é possível evidenciar as vivências dos cavaleiros no seu dia-a-dia”, explica Nuno Marques, coordenador artístico da Associação.
O espaço vai ser ocupado por 25 a 30 figurantes, terá 12 artesãos e cerca de 20 barracas. A entrada é gratuita.