A Orquestra Clássica do Centro (OCC) vai apresentar o Prémio de Composição Francisco Martins 2022, com o tema “Os Refugiados”, sendo as obras, bem como o concerto-estreia dos temas apresentados, dedicadas a Aristides de Sousa Mendes.
A OCC promove anualmente, desde 2016, a realização deste Prémio.
“Promover valores na área da composição, com a preocupação de incentivar e dar a conhecer novas obras que enriquecem o património bibliográfico musical, é um dos principais objectivos deste Prémio”, refere a OCC.
Na sua apresentação em 2016, o Prémio foi entregue a Sérgio Azevedo – compositor conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente, natural de Coimbra.
Nos últimos anos, o Prémio foi atribuído em concurso, tendo sido premiadas obras de compositores como Luís Carvalho, por um júri constituído por Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e Dimitris Andrikopoulos.
Em 2022, o Prémio será atribuído por convite a três jovens compositores/as indicados/as pelos membros do júri acima referidos.
O Tema é os “Os Refugiados”, sendo as obras, bem como o concerto-estreia dos temas apresentados, dedicadas a Aristides de Sousa Mendes.
“Será este um contributo para premiar e divulgar novas criações, será esta uma homenagem a Aristides Sousa Mendes e o que ele representa na problemática dos Refugiados, na nossa História ainda recente, vítimas da(s) Guerra(s) ao longo dos Tempo(s)”, afirma a Orquestra.