Foi lançado, hoje (16), o programa estratégico InovC+, consórcio liderado pela Universidade de Coimbra (UC) e destinado à criação e transferência de conhecimentos de investigação, desenvolvimento e inovação para o sector empresarial. A apresentação decorreu no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), na presença dos parceiros do projecto.
O Programa Estratégico Especial piloto InovC+ visa a implementação e consolidação de um Ecossistema Regional de Inovação Inteligente, que potencie o trabalho em rede contribuindo para a criação de novos produtos e serviços resultantes de actividades de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I), sendo uma continuidade do programa Inovc 2020.
O lançamento do programa foi oficializado durante a conferência ‘Da especialização inteligente à sustentabilidade e competitividade da região Centro’, que contou com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, na sessão de abertura.
“A Universidade de Coimbra está fortemente comprometida com os objectivos deste programa. O fortalecimento de um ecossistema de inovação inteligente é fundamental para alavancar o crescimento da região”, afirma o Reitor da UC.
“O apoio da CCDRC e do Programa Operacional Regional Centro 2020 a esta nova etapa do InovC+ insere-se na nossa estratégia de consolidar um sistema regional de inovação competitivo, capaz de promover o empreendedorismo tecnológico e a criação de valor, mas também inclusivo, mobilizando agentes e recursos de toda a região para os desafios do futuro: o crescimento inteligente e sustentável”, declara a presidente da CCDRC.
A conferência de lançamento do InovC+ incluiu também a mesa-redonda ‘O contributo do ecossistema de inovação inteligente para o reforço da competitividade da região centro’, moderada por Rui Manuel Gidro, partner da Deloitte, e com a participação da presidente da Agência Nacional de Inovação, Joana Mendonça; do vice-presidente da CCDRC, Eduardo Anselmo Castro; do vogal da comissão directiva do Centro 2020, Jorge Brandão; e de Susana Armário, das relações externas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. E encerrou com a intervenção do vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva.
“Numa altura de arranque do PRR, ter um projecto centrado na transferência de tecnologia é de elevado valor para UC, parceiros e região, pois irá aumentar a sustentabilidade e competitividade das empresas regionais, assim como potenciar a inovação e especialização inteligente dos parceiros do projecto”, refere o vice-Reitor.
O InovC+ conta com 19 parceiros divididos por diferentes categorias e é apoiado por fundos da União Europeia, através do programa Centro2020. Os parceiros vão executar um total de 3,39 milhões de euros, com prazo de execução até 2023.