Os “Sítios Mágicos” regressam este fim-de-semana, 22 e 23, a Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho.
Além dos espectáculos de magia, desta vez com José de Lemos e Bem Woodward, há também visitas guiadas no Convento São Francisco, nas Ruínas e Museu Monográfico de Conimbriga e no Castelo de Montemor. As entradas são gratuitas sendo obrigatória a reserva através da Ticketline
Em Coimbra, os espectáculos de magia decorrem na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, no sábado e no domingo, às 14h30 e às 17h00.
Em Condeixa, as sessões realizam-se nas Ruínas e Museu Monográfico de Conimbriga, às 11h00 e às 17h00 de sábado e domingo. Já o Castelo de Montemor acolhe, às 11h00 e às 14h30, os mágicos, também, em ambos os dias. As sessões de magia são protagonizadas por José de Lemos e Ben Woodward, sendo precedidas de uma apresentação sobre o enquadramento histórico e cultural dos três espaços que acolhem o evento este fim de semana.
Os interessados em aderir à iniciativa deverão apresentar certificado covid-19 da UE, nas modalidades de certificado de vacinação, de teste ou de recuperação, ou comprovativo de realização laboratorial de teste, com resultado negativo, válido (teste PCR, com uma antecedência de 72 horas; teste antigénio (TRAg), com uma antecedência de 48 horas). Estas medidas aplicam-se a maiores de 12 anos.
O projecto “Sítios Mágicos” estará, de novo, em palco, nos próximos dias 12 e 13 de Fevereiro e 5 e 6 de Março, em Coimbra, Condeixa e Montemor, com outras duplas que divulgam a arte de criar ilusões.
Esta iniciativa teve início em Abril do ano passado, contemplando, além dos espectáculos e das visitas guiadas, uma vertente de serviço educativo, com as Escolas de Magia, destinadas a alunos matriculados nas escolas dos concelhos de Coimbra, Condeixa e Montemor e que decorreram, nos três concelhos, entre Abril e Agosto, culminando nas Galas de Magia, nas quais participaram alguns dos melhores alunos, ao lado de mágicos internacionais.
O programa é financiado por fundos europeus, garante uma programação cultural em rede, com direcção artística do mágico Luís de Matos, proporcionando actividades integralmente gratuitas. O evento tem como objectivo dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais pretendendo envolver, de forma directa, as populações em experiências artísticas que promovam a cultura e o património nos concelhos abrangidos.