Na terça-feira (18), o Município de Góis, colaborou activamente numa acção de fogo controlado, executada na Aigra Velha, numa área total de aproximadamente 24 hectares.
A acção enquadra-se na implementação do Projecto Piloto da Região de Coimbra do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), em trabalhos liderados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), assim como no preconizado no Plano Intermunicipal de Fogo Controlado da CIM Região de Coimbra, previsto para o período compreendido entre os anos de 2021 e 2025.
“Esta acção foi concertada entre várias entidades que compõem o SGIFR e liderada pelo ICNF. Este sistema de gestão assenta em eixos fundamentais para a redução do impacto dos incêndios rurais e vem dar resposta a algumas debilidades”, frisa a Câmara Municipal.
A iniciativa contou com a colaboração de 50 elementos das seguintes entidades: Bombeiros Voluntários de Góis; Equipa de Sapadores Florestais da Associação Florestal do Concelho de Góis; Município de Góis; Núcleo Sub-Regional de Coimbra – Gestão de Fogos Rurais do ICNF; Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.
Entre os grandes objectivos desta acção de fogo controlado destacam-se “a gestão das áreas de matos, na prevenção dos incêndios rurais, e a renovação das áreas de pastagens dos rebanhos de cabras ainda existentes na Serra da Lousã”, refere ainda a autarquia.
Está prevista a realização de mais acções congéneres, nos próximos meses de Fevereiro e Março, no Concelho de Góis.