No quarto dia de campanha, os candidatos a deputados do PSD pelo círculo de Coimbra tiveram como tema o ambiente, visitando os concelhos de Miranda do Corvo e Lousã.
“Hoje, mais do que nunca, a promoção da sustentabilidade ambiental tem que estar no centro da acção dos decisores públicos em todas as áreas sectoriais governativas, de forma transversal, interdisciplinar, consequente e colaborativa”, referem os sociais-democratas.
Para os candidatos do PSD, “nos últimos seis anos, o que se viu foi uma política ambiental errática, inconsequente e propagandística, típica da governação à PS”. “Os resultados estão à vista: incumprimento sistemático de metas, desperdício de capital e de conhecimento acumulados, incapacidade para acompanhar a agenda climática da Europa”, consideram.
Sustentando que “Portugal foi pioneiro em matéria ambiental nos governos PSD”, os candidatos referem que é necessária “uma revisão Constitucional ‘verde’, de antecipar a meta da neutralidade carbónica para 2045, de aumentar os espaços verdes nos centros urbanos, ou de discriminar positivamente os municípios e as cidades que mais contribuam para o cumprimento de objectivos ambientais”.
“O nosso distrito é rico em recursos ambientais: temos serras majestosas e ventosas, somos atravessados pelo maior rio totalmente português, temos espécies raras e únicas, temos uma vasta orla costeira, temos a maior diversidade paisagística de Portugal. Para uma economia mais verde é preciso produzir mais energias renováveis, defender e valorizar a água, proteger o litoral da erosão costeira, preservar e valorizar as paisagens que são um activo do distrito”, consideram os candidatos a deputados do PSD.
A caravana do PSD esteve em Miranda do Corvo, para uma acção de contacto com a população na feira local, tendo, de seguida, passado pelo Centro de Saúde e pelo ainda fechado Hospital Compaixão. A visita terminou no Parque Biológico da Serra da Lousã, que os sociais-democratas entendem ser “um exemplo nacional de preservação e valorização das espécies locais, com a colaboração de alguns cidadãos com deficiência”.
À tarde, na Lousã, a caravana do PSD esteve na Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados, uma instituição social de referência regional, com os candidatos a passaram depois por uma das indústrias icónicas da Lousã, o Licor Beirão, e a seguir, na visita aos Bombeiros da Lousã, salientaram a importância dos corpos de Bombeiros na diminuição dos riscos florestais, numa terra que dá o nome a uma das serras portuguesas com maior biodiversidade e que tem potencial para se afirmar cada vez mais como centro de atividades de natureza como o pedestrianismo, a observação de animais ou a bicicleta de montanha.
A proteção e valorização do património natural, de que a fantástica Serra da Lousã é exemplo, constitui um pilar da nova política ambiental de que o país precisa para deixarmos um Portugal melhor às gerações futuras! Para brindar à Serra da Lousã, que os concelhos que hoje visitámos partilham, os candidatos acabaram o dia na aldeia de xisto do Talasnal.