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Docente da ESEnfC preside à Comissão Sectorial do Instituto Português da Qualidade

18 de Janeiro 2022 Jornal Campeão: Docente da ESEnfC preside à Comissão Sectorial do Instituto Português da Qualidade

Manuela Frederico-Ferreira, professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), é a nova presidente da Comissão Sectorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade (IPQ), eleita para o período 2022-2025.

Coordenadora do Conselho para a Qualidade e Avaliação da ESEnfC (desde 2006), Manuela Frederico-Ferreira, que desde há sete anos participa naquela comissão sectorial, será coadjuvada nas novas funções por dois vice-presidentes: Pedro Miguel Oliveira (ATEC – Academia de Formação) e Rui Pulido Valente (APQ).

A docente tem sido uma das impulsionadoras do Congresso Internacional Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino Superior que, em 2021, conheceu a quarta edição e que conta com a parceria da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra.

Manuela Frederico-Ferreira é pós-doutorada em Ciências Empresariais (2012) pela Universidade do Porto, doutorada em Ciências Empresariais – área de Organização e Políticas Empresariais (2005) pela Universidade do Minho (com a tese “Empenhamento Organizacional de Profissionais de Saúde em Hospitais com Diferentes Modelos de Gestão”) e mestre em Gestão e Economia da Saúde (1998) pela Universidade de Coimbra.

A professora coordenadora da ESEnfC detém, ainda, um MBA em Auditoria Interna (2021), pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de Coimbra, bem como os cursos médios de Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde – Especialização em Gestão (2018), pela AESE Business School, e de Direcção Estratégica de Instituições de Ensino Superior (2014), pela Universidade Politécnica da Catalunha.

A Comissão Sectorial para a Educação e Formação do IPQ tem por objectivos gerais analisar, promover e dinamizar as várias componentes que influenciam a qualidade nos sectores e instituições da Educação (aos diferentes níveis) e da Formação, preparando recomendações para a respectiva melhoria.